Bootstrap

Questão: Considere o relato a seguir: Município de “Fordlândia” – Estado do Pará – BrasilNo

Questão: Considere o relato a seguir:Município de “Fordlândia” – Estado do Pará – Brasil

No começo do século XX, as linhas de produção de Henry Ford construíam carros a uma velocidade jamais vista. Para manter a eficiência de sua produção, que precisava de pneus, sem depender dos fornecedores de borracha asiáticos, Ford decidiu ter sua própria produção de látex, e, para isso, resolveu construir uma cidade tipicamente americana em plena Amazônia, batizada de Fordlândia. A história desse projeto começou em 1927, quando Henry Ford adquiriu um terreno de quase 15.000 km² às margens do Rio Tapajós, no Pará. Em pouco tempo a cidade ficou pronta, com escolas, eletricidade, saneamento, clube social/recreativo e um hospital. A iniciativa que aparentemente tinha tudo para dar certo foi abandonada duas décadas depois. Ford tentou impor a cultura americana de trabalho aos brasileiros, fornecendo uma alimentação tipicamente norte-americana, casas americanas, e os obrigava a usar crachás e a trabalhar sob um modelo ao qual não estavam habituados. Isso causou a insatisfação dos funcionários, que resultou em baixa produtividade e conflitos. Além disso, os norte-americanos não tinham conhecimento prático algum em botânica e, além de não conseguiram prever o fungo do mal-das-folhas, as seringueiras eram plantadas muito próximas entre si, o que as tornava um alvo fácil para pragas, que dizimaram as plantações. Nos dias de hoje, Fordlândia é uma cidade fantasma.

Estudar casos reais de gerenciamento de projetos é fundamental para perceber e aprender com os desafios de gestão que acontecem “na prática”, ou seja, em situações de vida real. Em relação ao caso apresentado, é correto afirmar que um dos principais erros cometido foi a péssima gestão

a)da qualidade dos produtos, uma vez que os pneus produzidos com o látex da Amazônia eram ruins e não puderam ser usados.

b)das partes interessadas, uma vez que ocorreram choques culturais entre o empregador e a mão de obra local, que comprometeram a eficiência produtiva.

c) do cronograma do projeto, uma vez que que houve demora na entrega das obras de infraestrutura da cidade.

d) do escopo do projeto, uma vez que que, inicialmente, não estava prevista a construção de toda uma cidade em torno da fábrica.

1 Resposta

Ivansouza

A alternativa correta é a letra b).

A falta de sinergia entre o empregador e o empregado tem como consequência a baixa produtividade, o que leva a uma produção baixa com altos custos, tornando inviável a continuidade do empreendimento.

A empresa falhou em levar em consideração as peculiaridades culturais da população no local em que ela se instalou e ao implantar o modelo adotado na matriz (nos Estados Unidos), o choque cultural entre o empregador e o empregado levou a resultados catastróficos.

Mais perguntas de Administração