Bootstrap

Quais as vantagens e desvantagens de as organizações trabalharem por setores especializados

Quais as vantagens e desvantagens de as organizações trabalharem por setores especializados

1 Resposta

Marquinhos

Central de Atendimento | 4020-3868

Central de Vendas | 4020-0069

Ligue de qualquer cidade

08:00 às 18h (Seg/Sex)

Home / Portal / Vantagens e desvantagens da especialização do trabalho

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO

Postado em 15 de setembro de 2020 por Equipe IBC

A especialização do trabalho é um processo que auxilia o profissional a se aprofundar, conhecer e aprender com propriedade sobre um determinado ramo ou assunto de uma profissão.

Normalmente, as pessoas se preparam muito para conseguir passar em uma faculdade e realizar o sonho de ser um profissional reconhecido pela sociedade. Mas e depois da faculdade? O que fazer? Como seguir em frente? Fazer uma especialização é uma boa?

Ao longo dos anos, dúvidas sempre aparecem, por isso, é importante que todos saibam reconhecer as várias oportunidades que podem surgir com o tempo. Afinal, elas não podem passar despercebidas em uma era em que boas ideias, somadas à competência e ao talento, valem mais que ouro.

Algumas pessoas simplesmente conquistam seu espaço no mercado de trabalho e levam isso adiante sem mudar muita coisa sobre os conhecimentos obtidos no curso de graduação. Ou seja, elas se acomodam e apenas trabalham, não possuem sede de conhecimento e aprendizado. São pessoas que apenas executam. E optar por uma especialização é se aprofundar, conhecer e aprender com propriedade sobre um determinado ramo ou assunto de uma profissão.

Um exemplo maravilhoso para descrever o que é a especialização é uma pessoa que conclui o curso de medicina e se torna um médico, porém, ela pode pensar em uma área específica para atuar, como, por exemplo, pediatria, oftalmologia, obstetrícia, oncologia, entre outras.

O mesmo pode acontecer com as demais profissões. A especialização é uma forma de dividir o trabalho, organizar tarefas, equipes e funções. Pode-se dizer que essa ideia ficou muito forte quando os processos de produção das indústrias passaram a ser divididos em etapas. Assim, cada colaborador se torna expert em uma delas, aumentando suas chances de construir uma carreira de sucesso.

Mais perguntas de Administração