Bootstrap

Foi em um canal de TV a cabo que vi o anúncio do novo VW, destinado a compradores jovens. De fato,

Foi em um canal de TV a cabo que vi o anúncio do novo VW, destinado a compradores jovens. De fato, o fusca sempre teve cara de ser o primeiro carro da vida da gente. Combina com um certo despojamento de quem não se liga (ainda?) a símbolos de status, de quem usa o carro só para ir de lá pra cá e não para exibir poder aquisitivo. Assim, o publicitário pensou em usar a imagem de um jovem idealista, que sonha com um mundo melhor enquanto lava ou lustra a lataria de seu novo fusca. Começa a imaginar que o mundo poderia ser bem diferente e bem melhor: sem excesso de automóveis, sem poluição, sem destruição ambiental. Um mundo onde houvesse trabalho para todos e as pessoas não fossem exploradas. Um belo mundo, que muitos jovens de outras gerações já tentaram construir, e onde os jovens de hoje também gostariam de viver. Seus sonhos, até certo ponto ingênuos, são acompanhados por desenhos animados que ilustram o tal mundo melhor: rios limpos, fábricas não poluentes, trabalhadores felizes, sem desemprego.KEHL, Maria Rita. Em que mundo vocês querem viver? Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 fev. 2009.

Nos trechos “o primeiro carro da vida da gente” e “onde houvesse trabalho para todos”, a autora utiliza-se como estratégia de coesão da

a.
coesão por referência demonstrativa.

b.
coesão por substituição.

c.
coesão por referência pronominal.

d.
coesão lexical por hiperônimos, isto é, o uso de termos mais amplos para fazer referência a situações ou sujeitos específicos.

e.
coesão por elipse.

0 Respostas

Felipe está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Administração