Bootstrap

A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica, pelo seu mecanicismo, e à Teoria das

A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica, pelo seu mecanicismo, e à Teoria das Relações Humanas, por seu romantismo ingênuo, revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o administrador. Alguns estudiosos foram buscar nas obras do economista e sociólogo Max Weber a inspiração para essa nova teoria da organização. Surgiu, assim, a Teoria da Burocracia na Administração. A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014, p. 220.

Considerando o exposto, avalie qual(is) exemplo(s) a seguir apresenta(m) fatores que caracterizam a burocracia.

I. Paulo está definindo as rotinas e os procedimentos de sua empresa por função, buscando organizar melhor sua estrutura organizacional.

II. Beatriz define as normas e regulamentos de sua empresa, pois sabe que é importante documentar e oficializar tudo para se ter melhor controle dos processos e dos subordinados.

III. Lucas é impessoal em suas relações, pois considera que não é interessante que no ambiente de trabalho exista uma relação muito próxima de amizade com seus colegas e seus subordinados.

Apresenta(m) fatores que caracterizam a burocracia, os itens

A)
I, II e III.

B)
I e III, apenas.

C)
II e III, apenas.

D)
II, apenas.

E)
I, apenas.

1 Resposta

Yarawaneska

a) As pesssoas que sao consideradas "vulneraveis socias" sao aquelas que estao perdendo a sua representividade na sociedade e geralmente dependem de auxilios de terceriros para garantirem a sua sobrevivencia

Mais perguntas de Administração