Bootstrap

O enfoque dado agora é conhecido como Função de Produção, ou seja, o modo como as relações produtivas

Isabelly

- Enem

O enfoque dado agora é conhecido como Função de Produção, ou seja, o modo como as relações produtivas entre insumos produtivos podem afetar a decisão de produzir por parte das firmas. É importante destacar que, ao produzir, as firmas lançam mão de determinada tecnologia disponível, buscando atender dois importantes princípios, a saber:

- O princípio da eficiência produtiva.
- O princípio da eficiência econômica.

A eficiência técnica ou produtiva corresponde ao conhecimento consolidado para se produzir determinado produto. Devemos entender a combinação entre maquinário, instalações e mão de obra como pertencentes à técnica. Ao se fazer novas combinações entre esses recursos, é possível obter uma escala (volume) de produção maior, ou mesmo manter a quantidade produzida com uma quantidade menor de recursos produtivos utilizados.

A eficiência econômica é a resposta sobre custos e resultados financeiros que a eficiência técnica irá permitir. Chamamos de economia de escala a relação entre volume maior de produção e a permanência do custo estabelecido.

Assim é necessária mais uma distinção, ou seja, a noção de tecnologia e mudanças tecnológicas. Vamos nos referir a um restaurante para essa distinção. O restaurante precisa transformar todos os dias diferentes insumos em um produto final. Ingredientes como legumes, frutas, verduras, cereais, equipamento, mão de obra, água potável, energia elétrica e conhecimento empresarial são transformados em refeições diárias. E evidentemente isso tem um custo. Dessa forma, tecnologia refere-se ao conhecimento consolidado que permite ao empresário sequenciar sua produção, utilizar de maneira mais adequada os equipamentos diversos, assim como os funcionários mais experientes. Portanto, tecnologia não é avanço, e sim conhecimento estabelecido para se produzir.

Esse conhecimento pode sofrer variações, representando avanços no conhecimento e na técnica de produção (chamamos de mudanças positivas na tecnologia); ou até uma catástrofe, secas, destruições diversas, que podem representar atrasos no conhecimento (chamamos de mudanças negativas na tecnologia).

Um exemplo disso é a Empresa Brasileira de Aeronáutica S. A - EMBRAER que, após leiloar parte de seu capital, em 1994, tornou-se uma empresa de economia mista com altíssimos investimentos. Hoje é a quarta empresa mundial no setor; mas para isso foi necessário: aquisição de conhecimento técnico, ampliação de capacidade fabril, qualificação e boa remuneração de sua mão de obra, acordos com fornecedores de insumos internacionais. Tudo isso para melhorar a eficiência técnica dos produtos fabricados. Todavia, muitos analistas acreditam que a EMBRAER é uma mera montadora de aviões, e não desenvolvedora de novas tecnologias. Sobre isso, vamos ponderar:

1- Em cada uma das afirmações a seguir argumente se a EMBRAER está vivenciando um avanço tecnológico positivo (analise cada uma das declarações isoladamente):
a) A EMBRAER deseja cortar o salário de cada funcionário em 10% e ainda produzir o mesmo nível de produto.
b) A EMBRAER adquiriu um programa de gestão de projetos com o intuito de reduzir o tempo de um avião na linha de montagem.
c) A EMBRAER resolveu reorganizar o sistema de produção, mudando a sequência de atividades, e conseguiu produzir exatamente o mesmo volume anterior.

2 - Conforme discutido durante o enunciado, argumente se a EMBRAER é uma mera montadora de aviões, ou desenvolvedora de novas tecnologias.

Escreva sua resposta no campo abaixo:

1 Resposta

Michaeldouglas

KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

Mais perguntas de Enem