Bootstrap

A logística reversa é um importante instrumento para gestão de resíduos. É definida na Política Nacional

Alexandre

- Enem

A logística reversa é um importante instrumento para gestão de resíduos. É definida na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que fez com que as empresas fossem obrigadas a serem responsáveis pela logística reversa. Ou seja, terem a responsabilidade compartilhada sobre o manejo e retorno de resíduos. O objetivo é neutralizar o impacto ambiental. Geralmente este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.

Com o objetivo de viabilizar e, também, incentivar a realização da logística reversa foi criado um sistema de compensação para as empresas que coletam e inserem o produto pós-consumo na cadeia de reciclagem. Esse sistema de compensação é denominado de crédito de reciclagem.

Basicamente, créditos de reciclagem é um documento que comprova que a empresa realizou a reciclagem de resíduos e implantou um sistema de logística reversa. Os créditos de reciclagem são documentos que comprovam que os resíduos tiveram destinação final ambientalmente adequada através de sua inserção na cadeia de reciclagem.

Como fazer a logística reversa é obrigatório, a comprovação desta obrigação se dá pelo crédito recebido da recicladora a quem foi destinado o resíduo.

A obtenção de créditos de reciclagem através da logística reversa funciona da seguinte forma:

1º A indústria produz e comercializa um bem de consumo. Assim ela contrai um débito de reciclagem.

2º O consumidor descarta esse bem, embalagem, etc. após o consumo. Esse descarte deve ser feito de forma consciente. Por isso a importância da empresa criar canais de distribuição, no qual o consumidor pode destinar os resíduos recicláveis adequadamente. Esses canais podem ser através de pontos de coleta voluntária, ou de incentivos financeiros, como por exemplo, um custo menor no produto adquirido se for devolvido o resíduo.

3º A organização coleta e destina os resíduos as recicladoras, que realizam a triagem e reciclagem dos resíduos.

4º O resíduo é reciclado e retorna ao processo produtivo da própria organização ou de outros como insumo.

5º Comprovando essa reciclagem, através de notas fiscais e outros documentos que comprovem a destinação do resíduo, a empresa recebe os créditos de reciclagem das certificadoras quitando, assim, seu débito.

0 Respostas

Alexandre está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Enem