Bootstrap

Considere o seguinte fragmento do texto “cidade e drogas, um caso de políticas e não de polícia”:

Considere o seguinte fragmento do texto “cidade e drogas, um caso de políticas e não de polícia”:

nas cidades, impera a invisibilidade dos sujeitos que usam drogas – principalmente aqueles que estão em situação de extrema vulnerabilidade. a criminalização do tema faz com que as questões relacionadas ao uso de drogas sejam tratadas de forma simplista: como um “problema de polícia” e de confinamento dos envolvidos, constituindo uma verdadeira guerra, que não é contra as substâncias, mas sim contra pessoas.
mello, adriana pacheco do amaral et al. coletânea formação sociocultural e ética: ética e sociedade. maringá-pr: unicesumar, 2019. p. 43.

assim, com base no texto citado, analise afirmações que seguem:

i. em operação repressiva realizada em maio de 2017, policiais civis e militares removeram em torno de 500 pessoas do local conhecido como “cracolândia” em são paulo.
ii. a remoção de forma violenta piorou a situação de vulnerabilidade em que tais pessoas se encontravam. formaram-se pequenos fluxos de usuários pela cidade - as “mini-cracolândias”.
iii. as políticas para o combate às drogas não dão assistência adequada para as pessoas em situação de rua e usuárias de drogas.

é correto o que se afirma em:
alternativas
alternativa 1:
i, apenas.

alternativa 2:
i e ii, apenas.

alternativa 3:
iii e ii, apenas.

alternativa 4:
i e iii, apenas.

alternativa 5:
i, ii, e iii.

1 Resposta

Ristermit

Alternativa 5: os policiais civis e militares removeram cerca de 500 pessoas da região na cidade de São Paulo conhecida como Cracolândia, porém não se percebe que esse é um problema de saúde pública e social.

A repressão acaba por piorar a situação de vulnerabilidade, pois há infinitas razões para que essas pessoas tenham aderido a tal vida. As políticas para o combate às drogas deveriam dar assistência adequada para as pessoas nessa situação.

Abraços!

Mais perguntas de Administração