Bootstrap

Os procedimentos de escultura em uma restauração de amálgama inicia-se logo após a condensação

Os procedimentos de escultura em uma restauração de amálgama inicia-se logo após a condensação do material, momento em que se preenche a cavidade com um excesso de material para possibilitar posterior adequação. Na sequência, realiza-se a brunidura “pré-escultura”, tentando definir o sulco principal com o explorador e esculpir a restauração com base na anatomia dentária, lançando mão de esculpidores. A escultura pode ser dividida em duas fases: o recorte, que determina as margens da restauração, e o acabamento final.Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I) Na fase de recorte da escultura, elimina-se o excesso de amálgama, utilizando recortadores (Hollemback, Frahn ou Wiland), que irão definir o contorno e as margens da restauração.
II) O acabamento deve ser feito com instrumentos mais delicados, como o discoide cleoide, para arredondar as cúspides e evidenciar os sulcos.
III) A manobra de esculpir os sulcos secundários e fossas, deve ser cuidadosa para não criar regiões de fragilidade sujeitas à fraturas e retenção de placa.
IV) Deve-se esculpir sulcos profundos ou deslocados para uma das margens, a fim de obter uma oclusão fisiológica.
V) Dependendo da condição oclusal do paciente, pode-se estabelecer três pontos de contato entre cúspide/fossa ou dois pontos entre cúspide e crista marginal.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
b. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
c. Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas. Correto
d. Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
e. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
"O ajuste oclusal da restauração é um tempo clinico de suma importância para evitar o aparecimento de desordens temporomandibulares. O plano oclusal deve ser avaliado antes do procedimento restaurador, e os contatos oclusais do paciente devem ser mantidos após a restauração, sem alterar seu padrão oclusal".

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os contatos devem ser checados utilizando-se uma pinça Muller e um papel carbono articular.
( ) É necessário verificar os contatos em máxima intercuspidação habitual (MIH), e a seguir manipular o paciente para relação cêntrica (RC) observando se há deslize correto entre a RC e a MIH, sem interferências oclusais.
( ) Lembrar que o dente restaurado deve ocluir na mesma intensidade que os demais dentes, com contatos uniformes e bem distribuídos, sem ficar em infra-oclusão nem com excesso oclusal.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Escolha uma:
a. V - F - F.
b. F - F - V.
c. F - F - F.
d. V - V - V. Correto
e. V - V - F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
É importante observar o plano oclusal do paciente antes e após o tratamento restaurador. A análise anterior da relação oclusal do dente que receberá uma restauração pode impedir que a anatomia conseguida com a escultura não seja perdida por desgastes necessários para “ajustar” a oclusão.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Para a análise da relação oclusal, é necessário verificar a anatomia dos dentes adjacentes e tentar seguir o padrão para não trazer interferências oclusais clinicamente importantes.
( ) Deve-se checar se existe contato prematuro em relação cêntrica, e qual é a guia de desoclusão do paciente. Caso haja um contato prematuro interferente, este deve ser ajustado antes de fazer a restauração definitiva do dente.
( ) Conforme a extensão da lesão de cárie, o tamanho do preparo cavitário pode ser planejado para que haja toque na “área de contato”.
( ) Após a restauração, o profissional deve observar se os pontos de contato em relação oclusal e máxima intercuspidação habitual sofrem alteração, comparando-os aos verificados anteriormente, o que geraria interferência na nova restauração.
( ) Na análise da relação oclusal, é necessário observar se as guias de desoclusão do paciente não foram modificadas e se não surgiram contatos indesejáveis.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Escolha uma:
a. F - V - F - F - V.
b. V - V - V - F - F.
c. V - V - F - F - V. Correto
d. V - F - V - V - F.
e. F - V - F - V - V.

0 Respostas

Kailanerayssa está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Saúde