Bootstrap

“No Yoga, a respiração serve a três propósitos essenciais: levar mais oxigênio ao sangue, controlar

Felipe

- Saúde

“No Yoga, a respiração serve a três propósitos essenciais: levar mais oxigênio ao sangue, controlar a nossa energia vital (prana) e, por último, dominar a mente e as emoções. Para compreendermos esta ligação entre a respiração e o pensamento/emoção, basta observarmos que a nossa respiração, quando estamos ansiosos ou irritados, é rápida e superficial. Pelo contrário, nos períodos de repouso e bem-estar, a respiração tende a ser mais suave. Assim, como o estado mental afeta a respiração, esta inevitavelmente afeta também a mente. Por essa razão, desde tempos imemoriais, os Yogis utilizam a respiração como ponte para os estados meditativos de controle das ondas mentais” (Fonte: Lifestyle. Disponível em: http://lifestyle. sapo. pt/astral/praticas/yoga-praticas/ar tigos/os-5-principios-do-yoga-respi racao-adequada-pranayama) Segundo o texto, podemos ter uma respiração rápida e superficial (forçada) ou uma respiração mais suave (relaxada). Assinale a alternativa que contém músculos que participam da respiração forçada e relaxada, RESPECTIVAMENTE: a. Reto abdominal e oblíquo externo do abdome.
b. Intercostais esternos e diafragma.
c. Escalenos e diafragma.
d. Escalenos e intercostais internos.
e. Esternocleidomastoideo e trapézio.

1 Resposta

ClaudioOliveraAluna

1 (a) I e II são verdadeiras.

2 (b) A respiração celular aeróbia é um mecanismo de quebra de glicose na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico, água e energia.(A respiração celular garante a síntese de ATP para a célula.)

4 (b) em ambos os processos há formação de ácido pirúvico.

5 (c) a glicólise consiste em uma série de reações químicas na qual uma molécula de glicose resulta em duas moléculas de ácido pirúvico ou piruvato.

6 (A) Liberação de gás carbónico.

7 (C) ocorre em três etapas principais; glicólise ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons.

8 (c) I e IV, apenas.

9 (a) etanol.

10 (a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.

Mais perguntas de Saúde