Bootstrap

Como deveria ser iniciada a ventilação mecânica neste caso? Escolha uma: a. Iniciar ventilação protetora

Sabrinabrandao

- Saúde

Como deveria ser iniciada a ventilação mecânica neste caso? Escolha uma: a. Iniciar ventilação protetora mantendo VT: 4-8 ml/kg de peso predito para altura, PPLATO < 30 e PEEP ajustado pela tabela de PEEPs (ards net). b. Realizar ventilação preferencialmente em modo pressão controlada com relação I:E invertida para melhor oxigenação do paciente. c. Proceder o mais rápido possível manobras de recrutamento alveolar e titulação de PEEP para proteger o pulmão. d. Configurar o VT: 10 ml/kg preferencialmente em modo volume controlado com fio2 mínimo para SPO2 > 98%.

1 Resposta

Ivansouza

Particularidades referentes à ventilação mecânica em covid-19 pautaram aula virtual (live) promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 2 de abril, sendo parte de uma série de apresentações on line a médicos sobre o assunto. Desta vez o convidado foi o professor doutor Carlos Ribeiro de Carvalho, titular da disciplina de pneumologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e coordenador da UTI do Instituto do Coração (Incor) e da UTI do Hospital das Clínicas (HC) destinada a pacientes infectados pelo novo coronavírus.  

Como das vezes anteriores, a live contou com perguntas encaminhadas pela plateia virtual, moderadas por Edoardo Vattimo, coordenador da Assessoria de Comunicação do Cremesp, que lembrou que a infecção é definida por líderes mundiais como uma guerra travada pela humanidade. “Como toda guerra, há vários fronts. Um deles refere-se à informação correta, sobrepondo as fake news. O outro front se dá em UTIs, pelas próprias características da infecção, e é vivenciado por médicos e demais profissionais de saúde”, pontuou Vattimo.

Em sua apresentação, a intenção de Carvalho foi fornecer exemplos práticos de abordagem a pacientes com insuficiência respiratória grave por coronavírus, elegíveis para a UTI, disponíveis na íntegra no canal de Youtube e Instagram (@cremesp_crm) do Cremesp, e, ainda, em página exclusiva do HC sobre coronavírus. As informações foram extraídas de protocolos de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – Centro de Contingência do Coronavírus, com base em discussões entre especialistas no assunto, além de opiniões de colegas da China, Espanha, Canadá e, principalmente, Itália, “para não repetirmos os erros cometidos nesses países”, ressalta o professor.

Mais perguntas de Saúde