Bootstrap

A questão da dependência tecnológica do Brasil no setor farmacêutico foi permanente ao longo do século

Felipe

- Saúde

A questão da dependência tecnológica do Brasil no setor farmacêutico foi permanente ao longo do século XX e respondida em diferentes momentos, considerando o país na condição de “periferia” de um setor industrial que se consolidou principalmente nos países europeus e Estados Unidos, e cuja base dependeu do lançamento de inovações no mercado e na expansão de suas vendas. No início da década de 1970, o estímulo à produção nacional de medicamentos esteve relacionado às ações de Assistência Farmacêutica. Com a constituição de um mercado público, que possibilitou assegurar uma demanda constante, a Ceme (Central de medicamentos) adotou outros instrumentos de política industrial para incentivar a produção pelo setor público e também o desenvolvimento de insumos farmacêuticos ativos (IFA) em território nacional. A Ceme foi extinta em 1997 por não cumprir satisfatoriamente nenhum de seus objetivos iniciais, além de denúncias de irregularidades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes conceitos. Escolha uma: a. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) era a lista que fundamentava a escolha de medicamentos genéricos comprados e oferecidos de forma centralizada. b. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) era a lista que fundamentava a escolha de medicamentos comprados e distribuídos de forma centralizada. c. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) não era a lista que fundamentava a escolha de insumos comprados e distribuídos de forma centralizada. d. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) era a lista que fundamentava a escolha de medicamentos pela população e eram distribuídos de forma centralizada. e. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) não era a lista que fundamentava a escolha de medicamentos distribuídos de forma descentralizada.

1 Resposta

A alternativa correta é a d. Desde 1964 existia uma lista nacional de medicamentos e insumos. Durante a época da Ceme, a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) era a lista que fundamentava a escolha de medicamentos pela população e eram distribuídos de forma centralizada.

A primeira década após a criação do SUS o sistema encerrou elementos com perspectivas que variavam de longo prazo considerando a publicação que surgiu em 1998, da PNM. Os elementos que foram surgindo em relação a política industrial que se concebiam sobre diretrizes que se dedicavam em aspectos reconhecidos.

Existia uma lista de elementos com os quais os medicamentos de insumos que surgiam durante a época que pode ser encontrado no Ceme.

Espero ter ajudado.

Mais perguntas de Saúde