Bootstrap

A farmacogenética e a farmacogenômica são duas áreas complementares que visam a estudar a variação

Evellyn

- Saúde

A farmacogenética e a farmacogenômica são duas áreas complementares que visam a estudar a variação das respostas individuais aos fármacos em decorrência de alterações genéticas. Em relação a essas áreas do conhecimento, assinale a alternativa incorreta.a) A farmacogenética estuda as mutações em um ou mais genes envolvidos na resposta a um determinado fármaco, de modo a permitir a individualização terapêutica.
b) A farmacogenômica é um estudo mais amplo, que envolve a análise de todo o genoma em busca de um painel de todos os polimorfismos com potencial de alterar a resposta a diferentes fármacos.
c) O sequenciamento do DNA é utilizado nos estudos de farmacogenética, enquanto que os ensaios de RFLP (Restriction Fragmente Length Polymorphisms) são utilizados exclusivamente nos estudos de farmacogenômica.
d) Existem testes disponíveis comercialmente que permitem a avaliação da resposta a diferentes classes de fármacos (antidepressivos, antivirais, fármacos utilizados na quimioterapia do câncer etc.) com base no padrão de mutações nos genes que codificam proteínas que participam da resposta aos fármacos.
e) Ensaios de PCR em tempo real permitem estimar, de maneira indireta, o número de cópias de determinado gene e, assim, determinar se ocorre duplicação ou deleção do gene de interesse.

0 Respostas

Evellyn está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Saúde