Bootstrap

Leia os dois textos abaixo: I - As constituições haitianas redesenhavam e rearticulavam o legado da

Lauraa

- História

Leia os dois textos abaixo: I - As constituições haitianas redesenhavam e rearticulavam o legado da teoria política do Iluminismo e da era revolucionária. A concepção de liberdade não se limitava à ideia de uma simples “porção de terra”, mas invocava uma nova e radical articulação do conceito de raça e da relação entre liberdade e igualdade. DUARTE, Evandro Charles Piza; QUEIROZ, Marcos Vinícius Lustosa. A Revolução Haitiana e o Atlântico Negro: o Constitucionalismo em face do Lado Oculto da Modernidade. In: Direito, Estado e Sociedade, n. 49, jul./dez. 2016, p. 34. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. II - Ainda que vários filósofos iluministas admitam que a escravidão seja, por si só, injusta, não parece grave que a escravidão incida sobre os negros [...]. Por conseguinte, a suposta inferioridade do negro em relação aos padrões europeus justifica, para alguns iluministas, a escravidão, ou, pelo menos, a sua continuidade até que os europeus tenham ensinado aos negros o caminho para a emancipação. ANDRADE, Érico. A opacidade do Iluminismo: o racismo na filosofia moderna. In: Kriterion, v. 58, n.137, Belo Horizonte, Mayo/Aug. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. A partir dos trechos, indique as diferenças entre a Revolução de São Domingos (Haiti) e os ideias de liberdade e igualdade do Iluminismo, defendidos na Revolução Francesa:A revolução de São Domingos pregava liberdade e igualdade, mas somente entre os homens que já eram livres, pois o levante tinha como líderes muitos senhores de escravizados.

b) O Iluminismo afirmava que a escravidão era injusta e deveria ser abolida, tal como ocorreu no início da Revolução Francesa. Já na revolução de São Domingos, a escravidão foi defendida.

c) O Iluminismo e a Revolução Francesa colocaram fim à escravização dos povos africanos, já a revolução de São Domingos a manteve e a defendia.

d) A revolução de São Domingos pregava liberdade e igualdade entre todos, já o Iluminismo não propunha o fim da escravidão.

Limpar seleção

Leia os dois textos abaixo: I - As constituições haitianas redesenhavam e rearticulavam o legado da teoria política do Iluminismo e da era revolucionária. A concepção de liberdade não se limitava à ideia de uma simples “porção de terra”, mas invocava uma nova e radical articulação do conceito de raça e da relação entre liberdade e igualdade. DUARTE, Evandro Charles Piza; QUEIROZ, Marcos Vinícius Lustosa. A Revolução Haitiana e o Atlântico Negro: o Constitucionalismo em face do Lado Oculto da Modernidade. In: Direito, Estado e Sociedade, n. 49, jul./dez. 2016, p. 34. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. II - Ainda que vários filósofos iluministas admitam que a escravidão seja, por si só, injusta, não parece grave que a escravidão incida sobre os negros [...]. Por conseguinte, a suposta inferioridade do negro em relação aos padrões europeus justifica, para alguns iluministas, a escravidão, ou, pelo menos, a sua continuidade até que os europeus tenham ensinado aos negros o caminho para a emancipação. ANDRADE, Érico. A opacidade do Iluminismo: o racismo na filosofia moderna. In: Kriterion, v. 58, n.137, Belo Horizonte, Mayo/Aug. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. A partir dos trechos, indique as diferenças entre a Revolução de São Domingos (Haiti) e os ideias de liberdade e igualdade do Iluminismo, defendidos na Revolução Francesa:
A revolução de São Domingos pregava liberdade e igualdade, mas somente entre os homens que já eram livres, pois o levante tinha como líderes muitos senhores de escravizados.
b) O Iluminismo afirmava que a escravidão era injusta e deveria ser abolida, tal como ocorreu no início da Revolução Francesa. Já na revolução de São Domingos, a escravidão foi defendida.
c) O Iluminismo e a Revolução Francesa colocaram fim à escravização dos povos africanos, já a revolução de São Domingos a manteve e a defendia.
d) A revolução de São Domingos pregava liberdade e igualdade entre todos, já o Iluminismo não propunha o fim da escravidão.​

0 Respostas

Lauraa está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História