Bootstrap

Leia atentamente o texto e, em seguida, responda ao que se pede: O que o fascismo rejeita totalmente

Leia atentamente o texto e, em seguida, responda ao que se pede:

O que o fascismo rejeita totalmente é a sociedade liberal do século XIX. O fascismo não crê que os homens sejam naturalmente iguais nem que o homem seja naturalmente bom. Esta condenação global dá origem a algumas rejeições. “Rejeição da democracia”: considerada podre, porque é dominada por grupos de pressão e é incapaz de salvaguardar o interesse nacional. O sistema parlamentar não passa de um jogo estéril, o pluralismo dos partidos apenas gera divisões e discussões inúteis, a escolha dos dirigentes políticos pelo povo é nociva. “Rejeição da razão”: o fascismo é uma reação anti-intelectualista, uma desforra do instinto, prega o culto da ação, proclama a virtude da violência. MICHEL, H. Os fascismos. Lisboa: D. Quixote, 1977. Adaptado

De acordo com o texto e seus conhecimentos, assinale a opção que diferencia corretamente os conceitos de TOTALITARISMO e AUTORITARISMO.

A
As diferenças estão nas ações. O totalitarismo abriu caminho para a crise do regime capitalista e o advento do comunismo na Rússia e na China. O autoritarismo abriu caminhos para a formação de um bloco socialista sob a hegemonia da União Soviética em oposição ao bloco capitalista sob a hegemonia dos Estados Unidos.

B
Todo governo antidemocrático pode ser chamado de autoritário. Dentro desse conceito, estão os governos totalitários, assim denominados por apresentarem características próprias. Os governos totalitários que emergiram do contexto de crise das décadas de 1920 e 1930 se desenvolveram na Itália, na Alemanha e na União Soviética stalinista (URSS). Governos totalitários podiam ser tanto de direita quanto de esquerda. O que os define não é o direcionamento político em si, mas as características que os sustentam.

C
No chamado período entreguerras (1919-1939), surgiram, em grande parte dos países do mundo, movimentos internos de contestação ao regime estabelecido e à crise mundial provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. Como reação a esses movimentos, nasceram grupos totalitários de direita – stalinismo – e de esquerda – o nazifascismo.

D
Os regimes totalitários da primeira me-tade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. O autoritarismo nasceu na defesa de propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

0 Respostas

marinatagomori está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História