Bootstrap

Episódios de racismo no Brasil fazem parte da história de nosso país. No entanto, observa-se que eles

Episódios de racismo no Brasil fazem parte da história de nosso país. No entanto, observa-se que eles são menos frequentes na atualidade. A temática racial se restringe unicamente a questões relacionadas aos povos negros de origem africana.

O racismo é um fenômeno mundial e se manifesta de diferentes formas.

O racismo no Brasil é um fenômeno estrutural e institucional.

Após a abolição da escravidão, em maio de 1888, o Estado brasileiro adotou inúmeras medidas legislativas para a inclusão social dos negros.

Todo ato preconceituoso também é racista.

Todos os povos são etnocêntricos. Ao longo da história, as diferentes etnias alimentaram ódio ou desconfianças mútuas, que frequentemente culminaram em massacres cruéis. No entanto, o racismo doutrinário, que se utiliza de alegações científicas, é fruto da sociedade europeia ocidental do século XIX.

Os termos etnicidade e nação podem ser considerados sinônimos.

O uso do termo raça para segregar os seres humanos em grupos raciais distintos não se justifica do ponto de vista biológico. Mas, do ponto de vista sociológico e histórico, o termo raça pode ser utilizado, pois as pessoas não brancas são tratadas de forma desigual e opressiva na realidade prática.

A charge abaixo evidencia as desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que negros - de modo geral - ocupam postos de trabalho menos favorecidos.

1 Resposta

tokioruiva

1° Item D.

Está errado:

IV. a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento Após os vinte e um anos de idade.

As crianças tem total direito a liberdade, ao respeito e à dignidade, desde seu nascimento.

Mais perguntas de História