Bootstrap

Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação,

pohameeeeu

- Geografia

Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, coordenadas geográficas, solstício, equinócio, zonas térmicas, horas e fusos horários, horário de verão.

1 Resposta

dailaneazevedo

Olá,

Origem da Terra

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. ... Uma delas deu origem ao planeta

Estrutura interna

a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo.

Forma da Terra

A expressão figura da Terra tem variados sentidos em geodesia de acordo com o sentido em que for usado e com a precisão com que o tamanho e forma da terra devem ser definidos. A superfície topográfica atual é mais aparente com a sua variedade de formas de terra e áreas de água.

Alterações na superfície

Resultados da pesquisa

Trecho da Web em destaque

A superfície terrestre passa por constantes mudanças: surgimento de montanhas, escavamento de vales, continentes flutuantes. O relevo terrestre está sujeito a ações externas e internas. Ações estas, como ventos, correntes oceânicas e precipitações, estas modelando a superfície (ações externas).

Marés

as marés na Terra constituem um fenômeno resultante da atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, da atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra.

Atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor, e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.

Rotação

A rotação da Terra é o movimento que ela executa revolvendo -se sobre si. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite

Polos

A Terra tem três polos na sua parte superior. Um Polo Geográfico, que é o ponto na superfície do eixo de rotação do planeta. O Polo Geomagnético, que é o local que melhor se encaixa a um dipolo clássico (sua posição muda pouco).

Equador

Equador é a linha imaginária ao redor do meio de um planeta ou outro corpo celeste. Está a meio caminho entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, a 0 graus de latitude. Um equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul. A Terra é mais larga no seu equador, com uma circunferência de 40 075 quilômetros

Pontos cardeais

Os pontos cardeais são os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes na rosa dos ventos, e constituem-se de quatro: Norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". Sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral".

Bússola

A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de buxo.

Dia e noite

Os fenômenos do dia e noite ocorrem devido ao movimento de rotação. O sol ilumina a Terra, mas como esta se encontra a girar, os raios solares não atingem com a mesma intensidade devido à esferecidade. Na parte da Terra que se encontra virada para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia.

Coordenadas geográficas

As Coordenadas Geográficas representam uma posição horizontal utilizando o sistema de mapeamento da Terra. Expressam uma posição horizontal no planeta mediante duas coordenadas, das três existentes no sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação terrestre

Solstício

Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e dezembro. O dia e hora exatos variam de um ano para outro

Equinócio

Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o equador celeste. No referencial da Terra, o Sol se move ao longo do ano sobre a Eclíptica, que se estende sobre as treze constelações que formam o Zodíaco incluindo a constelação de Ofiúco.

Zonas térmicas

Os climas do planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que o mesmo recebe em certos períodos do ano. A Terra possui forma geóide, por isso a luz solar que incide na superfície do planeta não atinge com a mesma intensidade todos os pontos do mesmo.

Horas e fusos horários

Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição horária de acordo com o movimento aparente do Sol

Horário de verão

Horário de verão é a prática de adiantar os relógios uma hora durante os meses da primavera e do verão, com o alegado objetivo de economizar energia nas regiões que mais recebem luminosidade solar nesse período do ano.

Mais perguntas de Geografia