Bootstrap

O Roque Santeiro, principal mercado de Luanda, Angola, era considerado nos anos 1990 o maior en-treposto

Yagolds

- Geografia

O Roque Santeiro, principal mercado de Luanda, Angola, era considerado nos anos 1990 o maior en-treposto a céu aberto da África, com mais de 7 mil barracas. Em suas vielas encontra-se de tudo: para-fusos, cigarros, bicicletas, eletrônicos, dólares, CDs e DVDs piratas, perfumes franceses, peças para carros do mundo inteiro, caixões, peixe, carne, roupas do Bra¬sil, livros e remédios. Sua origem é fruto de outra era. A debandada abrupta dos portugueses detonou uma guerra entre os grupos que lutavam pela independên¬cia. Nos anos 1980, com o acirramento do conflito, o interior tornou-se um campo de batalha. A Luanda comunista, poupada pela guerra, tornou-se um centro de refugiados gigante. Para sobreviver, esse mar de pessoas foi aos poucos transformando suas ruas num enorme e caótico mercado livre. Fonte: Capitalismo angolano. National Geographic Brasil, São Paulo, Editora Abril, edição 108, p. 28-29, 33, mar. 2009 (texto adaptado) A existência do mercado descrito na reportagem, em Luanda, capital de Angola, está associada:
a) À pujança econômica do país, baseada na exploração das ricas reservas de petróleo e diamantes.
b) A uma bem-sucedida iniciativa do regime marxista instalado depois da independência do país.
c) Ao triunfo da globalização capitalista nas nações africanas que sucedeu o processo de descolonização.
d) Aos conflitos e à desestruturação política, econômica e social do país após a saída dos colonizadores.
e) O texto não está de acordo com a realidade.

1 Resposta

Aryadne Santtos

Ginga viu ali a oportunidade de livrar-se de inimigos históricos. Criou uma rota comercial entre seu reino e a região invadida pelos holandeses, trocando escravos resistentes ao seu comando por mercadorias europeias, principalmente armas de fogo, usadas nas batalhas contra os portugueses.

Explicação:

Em 1656, aos 75 anos de idade, como última estratégia de poder, Jinga permitiu a entrada de religiosos capuchinhos em seu território, convertendo-se totalmente ao catolicismo numa política de alianças com os portugueses. (Adaptado de Silva, Luiz Geraldo.

Mais perguntas de Geografia