Bootstrap

5)Eis o caminho possível na trajetória da História-Conhecimento. Entre a ficção e a realidade, entre

Tay

- Geografia

5)
Eis o caminho possível na trajetória da História-Conhecimento. Entre a ficção e a realidade, entre a escrita e a poética, a viagem do historiador é inescapável. Do sensível ao inteligível, das névoas densas do imaginário ao brilho ofuscante da realidade imediata. Se a literatura desentranha e combina as fantasias do sujeito, a ideologia fixa signos e idéias, fechando sempre que possível o universo do sentido. Estruturas sociais e campos de significação se tangenciam, enquanto vias de dupla mão entre o social e o imaginário, cuja expressão não exclui a ideologia, enquanto tecido de representações e valores integrados na escrita da História.
DE ANDRADE ARRUDA, José Jobson. Linhagens historiográficas contemporâneas por uma nova síntese histórica. Economia e Sociedade, v. 7, n. 1, p. 175-191, 1998.

As questões relativas à historiografia no século XX contemplam questões sociais, culturais, psicológicas, políticas e econômicas, como forma de compreender a determinação destes elementos sobre o ofício do historiador e a construção do saber histórico.
A partir do conteúdo exposto e de seus conhecimentos sobre a temática proposta, analise as opções que se seguem e assinale a correta:
Alternativas:

a)

O processo de construção historiográfica de Carlo Ginzburg enfatiza os processos de longa duração, de acordo com a sua filiação à segunda geração do movimento Annales; o autor estabeleceu um processo de compreensão política do mundo europeu em sua obra O Queijo e os Vermes.

b)

Jacques Le Goff demonstra, através do estudo do processo relativo ao moleiro Mennochio, a importância da memória como elemento analítico das tensões sociais, reafirmando o papel da memória e da cultura como elementos de interpretação da dinâmica histórica.

c)

A dinâmica psicológica do ser humano ocupa um espaço privilegiado na abordagem de autores como Marc Bloch e Michel Foucault; em Bloch, há um foco na ‘psicologia coletiva’ como chave interpretativa das relações de poder, ao passo que, em Foucault, a ‘loucura’ é uma categoria analítica fluida, que obedece a normas e convenções sociais relativas a cada período histórico.

d)

Através da publicação Past and Present, estabelece-se um debate teórico com o movimento New Left Review, que enfatizava a importância do marxismo soviético como elemento de superação das desigualdades sociais do capitalismo britânico no século XX.

e)

Através do resgate do modelo de vigilância do Panóptico, Michel de Certeau reafirmou, em Vigiar e Punir, a importância da relação de dominação do Estado e seus agentes como fonte de sustentação do seu poder sobre a existência individual.

1 Resposta

Tay

resposta: obg

Explicação:

Mais perguntas de Geografia