Bootstrap

dos inúmeros narradores de tendência naturalista, o mais importante foi aluísio azevedo (1857-1913),

Yarawaneska

- Enem

dos inúmeros narradores de tendência naturalista, o mais importante foi aluísio azevedo (1857-1913), que era também caricaturista e jornalista. esta circunstância influiu na sua escrita e, quando avultou de maneira excessiva, comprometeu-a sob a forma de esquematização e sensacionalismo. alguns dos seus muitos romances são apreciáveis, inclusive um dos primeiros, apesar dos traços melodramáticos, o mulato (1881), estudo do preconceito de cor, tão odioso quanto irracional num país mestiço como o brasil. mais seco e melhor construído é casa de pensão (1884), violenta descrição dos descaminhos e da morte de um estudante. mas ele só alcançou a maestria n’o cortiço (1890), que denota influência direta de émile zola, sendo o único dos seus livros que se sustenta plenamente. candido, antonio. iniciação à literatura brasileira. são paulo: humanitas, 1999. acerca da obra o cortiço, de aluísio azevedo, analise as afirmações a seguir. i. a narrativa engloba aspectos do naturalismo ao considerar que o meio social influencia diretamente na formação moral do indivíduo, indo ao encontro das teses deterministas bastante disseminadas no século xix. ii. a obra o cortiço é pioneira na abordagem das relações homoafetivas, representadas na história das personagens pombinha e léonie, a qual evoca mais uma vez a noção de que o ser humano pode se corromper a partir das relações que este estabelece com os outros em seu meio social. iii. o cortiço funciona, também, como uma alegoria do panorama nacional brasileiro, visto que em sua narrativa temos a exploração do povo humilde, composto por pobres, negros, mestiços e imigrantes e por um estrangeiro. iv. o romance foi concebido dentro de um método "científico", ao passo que aluísio azevedo decidiu, antes de escrever sua obra, observar in loco como era a vida nos cortiços, o que reforça o caráter positivista de sua obra. é correto o que se afirma em:

1 Resposta

Ruiva

I é verdadeira.  O Cortiço (e os romances da escola naturalista, como um todo) defendia a tese de que o romance era diretamente responsável pela formação dos sujeitos.

II é verdadeira, sendo a relação de degradação da prostituição e o desenvolvimento das tendências homossexuais da personagem um verdadeiro "escândalo" para a época.

III é verdadeira. As personagens pobres do romance são exploradas por um ganancioso português.

IV é verdadeira, de modo a retratar, como uma máquina fotográfica, a realidade social brasileira.

É correta a alternativa 5.

Mais perguntas de Enem