Bootstrap

Ao explicar o movimento gerador da realidade, hegel desenvolve uma dialética idealista: a racionalidade

Aryanemendes

- Enem

Ao explicar o movimento gerador da realidade, hegel desenvolve uma dialética idealista: a racionalidade não é mais um modelo a se aplicar, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. na filosofia do direito, hegel diz que o mundo é a manifestação da ideia: "o real é racional e o racional é real". a verdade, nesse caso, deixa de ser um fato para ser um resultado do desenvolvimento do espírito. (aranha, 2009, p. 186). de acordo com o texto acima e com seus conhecimentos sobre hegel, assinale a resposta correta.

1 Resposta

Melissamoraes

1 – b) Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), a antítese (momento negativo, baseado na contradição) e, por fim, a síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos).

O método dialético é um conhecimento científico do absoluto. Os três momentos apontados pela dialética de Hegel responsáveis por marcar o ritmo triádico são: tese, antítese e síntese.

2 – b) O pensamento de Hegel se baseia na dialética e no idealismo.

Os estudos de Hegel tinham como base a dialética e o idealismo e defendiam que a racionalidade não deve ser aplicada, mas sim o pensamento real.

3 – b) Materialismo histórico-dialético.

Para Marx, Hegel transformava dados puros e históricos em verdades filosóficas. Marx também utilizava uma abordagem teórica para se contrapor a Hegel que é denominada de materialismo histórico-dialético.

4 – d) Evitar que Auschwitz se repita.

Para Adorno, existe uma exigência de máxima importância para a questão educacional, que é a de evitar que Auschwitz venha por repetir.

Bons estudos!

Mais perguntas de Enem