Principais ideias do modelo atômico de rutherford bohr

Felipe

- Química

Principais ideias do modelo atômico de rutherford bohr

Aryadne Santtos

Diferentemente do modelo de Dalton onde o átomo era maciço, o átomo para Rutherford era uma "grande vazio", formado pela eletrosfera, onde os elétrons ficavam orbitando em volta de um minúsculo núcleo central carregado positivamente.

Por consistir em elétrons orbitando em volta de um núcleo, o modelo de Rutherford também ficou conhecido como Modelo Planetário, tem uma imagem anexada la embaixo para melhor visualização desse modelo.

Explicação:

History TimeComo Rutherford descobriu a existência desse grande vazio (eletrosfera)?

Em 1911, Rutherford derrubou o modelo de Thomson, com sua conhecida experiência da folha de ouro. Ele fez um experimento em que partículas alfa (de descargas positivas, emitidas por polônio radioativo) espalharam-se após colidirem com uma fina lâmina de ouro envolta em uma chapa fotográfica, manchando-a. (foto do experimento anexada abaixo)

Em seu experimento, Rutherford obteve três resultados distintos:

A maior parta das partículas alfa passou pela lâmina de ouro sem sofrer desvios.Poucas partículas alfa sofreram um pequeno desvio.Poucas partículas alfa refletiram.

Com isso Rutherfor dpôde concluir que:

A lâmina de ouro não seria formada por átomos maciços uma vez que permitiu a passagem de maior parte das partículas alfa. Ele propôs que a lâmina seria formada por minúsculos núcleos e um grande vazio;Os desvios que as partículas alfa sofreram era consequência de que elas passaram muito perto do núcleo e foram repelidas por ele, uma vez que os dois tinham mesma carga positiva ;As partículas alfa que vinham em direção do núcleo eram tolamente repelidas e refletiam.

Essa é história de como ele descobriu o núcleo e consequentemente a eletrosfera. Qualquer dúvida deixa aqui que eu respondo. Bjs <3