lelerj

- Química

Fungos tanto podem alimentar, como matar ou até salvar vidas, na forma de medicamentos. E agora, descobriu-se uma outra finalidade: a de aromatizante. Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas descobriram um fungo que exala aroma de fruta. Trata-se da espécie Geotrichum sp, capaz de produzir 22 componentes voláteis (aromas), entre eles o isovalerato de etila [isto é, 3-metilbutanoato de etila, éster derivado do ácido 3-metil-butanóico] e o hexanoato de etila, que se assemelham ao cheiro de frutas. O aroma é um intermediário ente o morango, a banana e a maçã. A levedura será uma alternativa aos aromatizantes químicos. A descoberta aconteceu por acaso. Um dos dos pesquisadores recebeu um pacote de beiju de mandioca transportado do Maranhão até Campinas. Ao abrir o pacote de doce, que estava mofado, espalhou-se pelo laboratório um imenso aroma de frutas. Estava descoberto, em mais um acidente da ciência, um novo aromatizante natural. Globo Ciência, n.53, p. 58. Sobre estes compostos: *a) São compostos acíclicos, ramificados e heterogêneos
b) Tem fórmula molecular C7H14O2 e C8H16O2
c) Não são derivados de ácido carboxílicos d) cada um deles tem duas carbonilas
e) cada um dos compostos tem um carbono terciário

Fernandaa

A alternativa correta será A) C7H16O.

Através da nomenclatura padrão de componentes químicos podemos definir a quantidade de elementos presentes em certa substância. Nesse caso, temos o composto orgânico 2,4-dimetil-pentan-3-ol.

O prefixo "2,4-dimetil" indica a presença de 2 radicais do tipo metil (CH3), já o nome "pentan" mostra que a estrutura principal da molécula possui 5 carbonos (C5) e, por fim, o sufixo "3-ol" representa a função álcool (OH).

Sendo assim, a fórmula será C7H16O.

Espero ter ajudado!