Bootstrap

Dentre as diversas teorias que explicam o temperamento infantil, destaca-se a de Thomas e Chess, que foram

Dentre as diversas teorias que explicam o temperamento infantil, destaca-se a de Thomas e Chess, que foram os primeiros a realizarem um estudo longitudinal (New York Longitudinal Study) com o objetivo de descrever as categorias do temperamento na infância. Para estes autores, o temperamento é um atributo que interage com outros, mas mantém sua independência. Com base em seus conhecimentos sobre as principais teorias do temperamento infantil, marque a opção incorreta:O modelo pioneiro proposto por Thomas e Chess foi investigado, posteriormente, por vários pesquisadores e, devido à baixa replicabilidade dos seus nove traços, novos modelos inspirados no referido estudo foram propostos. Um deles foi o desenvolvido por Buss e Plomin, em 1975 (Shiner, 1998), o qual é conhecido como modelo Emocionalidade- Atividade- Sociabilidade- Impulsividade (EASI). Esses pesquisadores sustentam que essas dimensões são as fundações essenciais da individualidade da nossa espécie, posto que elas aparecem cedo no desenvolvimento, mostram alguma estabilidade e estão entre os traços mais herdáveis na personalidade.
Outro importante pesquisador do temperamento infantil é Mary Rothbart, que postula que o temperamento corresponde às diferenças individuais em relação à reatividade e regulação. Essas características seriam instáveis ao longo do tempo e determinadas historicamente.
Diante da diversidade de abordagens teóricas que tentam explicar o desenvolvimento do temperamento em crianças, Goldsmith et al (1987), em revisão bibliográfica, elencaram pontos de concordância e discordância entre as principais teorias. Dentre consensos, um deles é que as dimensões do temperamento refletem tendências mais comportamentais.
Seguindo a mesma abordagem psicobiologia de Rothbarts, Robert Cloninger, propôs um modelo composto por quatro dimensões do temperamento. Uma delas é a busca por novidade: relaciona-se à ativação e iniciação de comportamentos por estímulos novos, implicando uma predisposição para a excitabilidade, impulsividade e comportamento exploratório.

0 Respostas

Fernandaa está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Psicologia