Bootstrap

A história do estudo da relação entre cérebro e comportamento começa muito antes de sabermos que temos

lelerj

- Psicologia

A história do estudo da relação entre cérebro e comportamento começa muito antes de sabermos que temos um cérebro que comanda funções vitais e nossos comportamentos. Sobre o histórico e pressupostos básicos da Neuropsicologia, analise as afirmações abaixo e assinale a correta.A)
Por ser uma área interdisciplinar, outras áreas também contribuem para a Neuropsicologia. Isso quer dizer que outros profissionais da Fonoaudiologia, Psiquiatria, Neurologia, por exemplo, possuem autorização legal para o uso de testes psicológicos para uma avaliação Neuropsicológica.

B)
O neuropsicólogo não somente avalia as funções cognitivas, como memória, atenção, funções executivas, linguagem, habilidade visuoespacial e visuoconstrutiva, entre outras, como também realiza avaliação funcional.

C)
Em 1809, Franz Joseph Gall trouxe uma teoria que postulava que as saliências no crânio tinham relação direta com a estrutura do cérebro. Baseado nessa ideia, desenvolveu a Frenologia. Hoje sabemos que não é bem assim que funciona, mas ele estava certo quanto ao fato da relação entre tamanho do cérebro e personalidade.

D)
A definição da Neuropsicologia pode ser dividida em duas grandes áreas: a Neuropsicologia Experimental e a Neuropsicologia Clínica. A primeira tem como objetivo a avaliação neuropsicológica com exames de imagem (tomografia por emissão de pósitron, ressonância magnética funcional, etc.), enquanto que a Neuropsicologia clínica tem como objetivo a implementação de uma programação de reabilitação neuropsicológica.

E)
Após a realização da avaliação neuropsicológica, é necessária a elaboração do relatório neuropsicológico, este deve ser entregue ao paciente que deve buscar o profissional no caso de alguma dúvida ou necessidade de esclarecimento. Cabe ao neuropsicólogo estar sempre disponível para receber o paciente.

1 Resposta

Rose

Resposta correta letra B

Explicação:

O neuropsicológo precisa realizar uma avaliação completa no paciente, pois sem esta analise comprometerá o trabalho realizado para fidelizar o diagnóstico.  

Mais perguntas de Psicologia