M A R A Z U L - F E R R E I R A G U L L A R Mar azulMar azul Marco azulMar azul Marco azul Barco azulMar
M A R A Z U L - F E R R E I R A G U L L A R Mar azul
Mar azul Marco azul
Mar azul Marco azul Barco azul
Mar azul Marco azul Barco azul Arco azul
Mar azul Marco azul Barco azul Arco azul ar azul
Vamos considerar o conjunto de palavras acima um texto. Se ele é um texto, é
porque suas palavras formam um tecido, isto é, se relacionam entre si, como os fios
num tecido. (Notar que a palavra texto, pronunciada tecstum em latim, tem a mesma
raiz de tecido: tec, de tecer, que significa “entrelaçar, tramar”.)
Baseando-se no texto transcrito, responda às questões:
1. Por que se pode considerar que o conjunto de palavras transcritas anteriormente
constitui um texto?
.
2. O conjunto de palavras em questão forma frase(s)? Justifique a sua resposta. .
3. As relações entre as palavras do texto apresentado são?
a) apenas de sentido. b) de posição da sílaba tônica. c) de som e de sentido.
As questões de números 4 e 5 baseiam-se na canção de Alvarenga e Ranchinho.
ÊhSãoPaulo- Alvarenga e Ranchinho
Êh, êh, êh São Paulo
Êh São Paulo
São Paulo da garoa
São Paulo que terra boa
São Paulo das noites frias
Ao cair da madrugada
Das campinas verdejantes
Cobertas pela geada
São Paulo do céu azul
Das noites enluaradas
Das lindas manhãs de Sol
Ao raiar da madrugada
4. Na canção, predominam aspectos , pois se faz uma,
tendo como referência a cidade de São Paulo. Os espaços da frase devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com:
a) “descritivos” – “caracterização”.
b) “descritivos” – “reflexão”.
c) “narrativos” – “análise”.
5.A relação de sentido que se define pela oposição de informações está
devidamente exemplificada em:
a) “da garoa“ / ”terra boa”.
b) “noite“ / ”madrugada”.
c) “céu anil“ / ”manhã de sol”.
d) “noite enluarada” / ”manhã de sol”.
As questões de números 6 e 7 baseiam-se no texto a seguir. Para o público leitor contemporâneo, Machado de Assis é basicamente um
ironista ameno, um hábil criador de
sentenças elegantes, cuja filosofia
cortante, expressa em tom médio, refinado, faz da leitura de seus
romances, contos, crônicas e peças de
teatro uma agradável experiência. Um
autor que merece figurar em bons
dicionários de citações, constantemente
reproduzidas em revistas de grande
circulação para satisfação imediata dos
bem pensantes. Entretanto, tudo leva a crer que poucos
leitores sejam capazes de identificar a
sofisticada técnica machadiana da
“literatura de sala de estar”, onde
costuma ocorrer, inclusive, a maior
parte de suas tramas. Por meio dela, o
autor é capaz, de acordo com a precisa
definição de Antonio Candido, de
“sugerir as coisas mais tremendas da
maneira mais cândida” (...), ou
investigar o que está por
trás da aparência de normalidade, ou
insinuar que o ato excepcional é normal, e anormal seria o ato corriqueiro, ainda
segundo o crítico. (Revista Cult, edição 128)
6.Observe as palavras destacadas no texto: hábil, crer, precisa. Assinale a alternativa que contém os substantivos, derivados dessas palavras, na
forma negativa:
a) inabilidade – descrença – imprecisão.
b) inábil – descrente – imprecisa.
c) habilidade – crença – precisão.
d) inabilmente – descrente –
precisamente.
7. O segundo parágrafo inicia-se com a conjunção Entretanto, que desenvolve a
ideia de que:
a) a maioria dos leitores veem a sofisticada técnica machadiana como forma de
chocar o
leitor, com a presença de temas cruéis para a análise do comportamento humano.
b) poucos leitores se dão conta de que Machado de Assis, expressa com ar de
bastante naturalidade aquilo que é normal e corriqueiro.
c) Machado de Assis merece figurar em bons dicionários de citações, porque sua
literatura
traduz as inúmeras amenidades do dia a dia com a sua essencial normalidade.
d) grande parte dos leitores de Machado de Assis é incapaz de assimilar com
profundidade sua sofisticada técnica literária, que implica mostrar, de forma singela, as coisas excepcionais.
1 Resposta
"está" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.