Bootstrap

“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava

“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava para o leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não lhe permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no Exército; e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.” (KOCK; I. G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990, p. 32).

1 Resposta

c. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Explicação:

Sobre a construção de texto, temos que a resposta certa é a:

c. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Isso porque para que um texto seja mais compreensível possível é necessário que se atenda diversos fatores como a coesão, a coerência, o atendimento a norma culta da língua portuguesa.

Nesse sentido, temos que a coesão diz respeito as ideias de um texto que devem estar relacionadas entre si de forma a possibilitar melhor concatenação das ideias.

Já a coerência consiste em utilizar palavras de modo a fazerem sentido dentro do contexto, estando também aí inserido a coesão.

Mais perguntas de Português