Bootstrap

Em 1911, Monteiro Lobato publicou o artigo “Velha praga” (posteriormente integrado ao seu livro Urupês),

Wanessa

- Português

Em 1911, Monteiro Lobato publicou o artigo “Velha praga” (posteriormente integrado ao seu livro Urupês), no qual apresentava uma imagem do caipira paulista, que chamava de Jeca Tatu (texto I). Em 1919, na quarta edição de Urupês, o escritor publicou um texto no qual comentava essa imagem (texto II). Leia os trechos dos respectivos artigos: Texto I1

Este funesto parasita da terra é o caboclo, especie de homem baldio, semi-nomade, inadaptavel à civilização, mas que vive à beira dela na penumbra das zonas fronteiriças. À medida que o progresso vem chegando com a via férrea, o italiano, o arado, a valorização das terras, vai ele refugindo em silencio, com o seu cachorro, o seu pilão, a picapau e o isqueiro, de modo a sempre conservar-se fronteiriço, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina de pedra, recúa, mas não se adapta.

Texto II

Cumpre-me, todavia, implorar perdão ao pobre Jeca. Eu ignorava que eras assim, meu caro Tatu, por motivo de doenças tremendas. Está provado que tens no sangue e nas tripas um jardim zoológico da pior espécie. É com essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molengo, inerte. Tens culpa disso? Claro que não. Assim, é com piedade infinita que te encara hoje o ignorantão que outrora só via em ti mamparra e ruindade. Perdoa-me, pois, pobre opilado, e crê no que te digo ao ouvido: és tudo isso sem tirar uma vírgula, mas inda és a melhor coisa que há no pais. Os outros, que falam frances, dançam o tango, pitam havanas e, senhores de tudo, te mantem nessa geena infernal para que possam a seu salvo viver vida folgada à custa do teu dolorido trabalho, esses, Jeca, têm n’alma todas as verminoses que tu tens no corpo.

Como o Jeca é caracterizado no texto I? De que o escritor se desculpa no texto II?

0 Respostas

Wanessa está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Português