Bootstrap

Os desafios no Brasil referentes à configuração do novo cotidiano escolar, intimidam-nos. Isso porque

Nicolle

- Pedagogia

Os desafios no Brasil referentes à configuração do novo cotidiano escolar, intimidam-nos. Isso porque é preciso lidar com os preconceitos, vinculados ao racismo, ao capitalismo, ao sexismo, às diversidades de gênero e orientação sexual e às pluralidades culturais, sociais, econômicas, além do acesso às tecnologias, entre tantas outras questões. Frente a esse contexto, o professor reflexivo busca acertar, no sentido de fazer o melhor que pode na realidade em que se encontra. Frente a isso, assinale a alternativa correta: a) Apenas um professor aberto, flexível, dialógico e argumentativo pode lidar melhor com tais tensões no cotidiano escolar. b) Apenas um professor ortodoxo pode lidar com tais tensões no cotidiano escolar. c) Apenas um professor centralizador, detentor do saber, é capaz de lidar com os conflitos contemporâneos. d) Apenas um professor tecnicista, em que prevalece a técnica e pouco envolvimento com a vida das pessoas, pode lidar com tais tensões no cotidiano escolar. e) Apenas um professor liberal, adotando a postura de que tudo pode, é capaz de lidar com tais tensões no cotidiano escolar.

1 Resposta

Nathallya

Desde quando surgiu, o conceito de feminismo foi deturpado por uma série de preconceitos e aspectos negativos que não correspondem ao que ele realmente é. O objetivo do movimento feminista é simples: alcançar uma sociedade em que homens e mulheres tenham direitos iguais, ou seja, sem hierarquia de gênero. “O feminismo é necessário, não apenas para que as mulheres tenham direitos iguais, mas também para que possam ser respeitadas em sua humanidade”, explica Djamila Ribeiro, filósofa e pesquisadora do programa de pós-graduação em Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/ Unifesp) – Campus Guarulhos.

Para ela, não há como negar que vivemos em um país machista, no qual as mulheres são oprimidas em todas as esferas sociais e estão em desvantagem em relação aos homens. Os indicadores são irrefutáveis. Basta citar, por exemplo, o Relatório Global de Desigualdade de Gênero, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial no final de 2015, que aponta a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil. Para cumprir o mesmo trabalho, com as mesmas funções e qualificações, as mulheres ganham 41% a menos.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.espero ter ajudado

Mais perguntas de Pedagogia