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Por que é recomendado o ensino coletivo de instrumento musical quando se pensa na questão da prática instrumental

Nicolle

- Música

Por que é recomendado o ensino coletivo de instrumento musical quando se pensa na questão da prática instrumental em sala de aula da educação básica?

resposta
o conceito de “música elementar” é o principal fundamento da pedagogia de orff. a concepção de educação musical desenvolvida por ele, tem como princípio a ideia de que a música é uma forma de expressão natural e deve ser aprendida como qualquer outra linguagem, através da observação, da imitação e da apropriação.

orff trás a pedagogia musical uma nova perspectiva a base do método está na crença de que a criança orienta-se em movimentos e sons naturais para “fazer” música. para orff, a música, o movimento e a fala, são partes integrantes e constituem os aspectos principais da “música elementar”. este exercício natural da música, acessível sem qualquer tipo especial de treinamento, atribui ao método um caráter inclusivo, possibilitando à todos uma real possibilidade de experiência musical.

para orff, a construção do conhecimento através do “fazer musical” coloca a criança em contato direto com a música. conhecer pela vivência, por meio de um “sentir” de intensa carga física e emocional, cria bases sólidas para um pensar mais elaborado. este processo que envolve o fazer, o sentir e o pensar, foi para o educador o grande referencial na criação de sua obra pedagógica: o schulwerk.

o título "schulwerk" indica claramente a natureza do processo educacional orff: é o aprendizado através do trabalho, ou seja, através da atividade e da criação. orff trabalhou na produção de um conjunto de peças infantis didáticas (práticas musicais), com o objetivo de proporcionar à criança o contato intenso e organizado com os conteúdos e elementos culturais da linguagem musical. propôs em um fazer musical com intencionalidade, expressivo, acessíveis a todos, leigos ou não, que através de um conjunto de atividades de improvisação, expressão vocal, corporal e instrumental, levam o aluno a integrar em sua experiência todos aqueles aspectos da arte musical.

o lúdico permeia o trabalho de orff, que se utiliza do canto, das rimas, os ritmos corporais, a dança, ou qualquer forma criativa de produção sonora. estas habilidades naturais são canalizadas para o aprendizado, desenvolvendo um imaginário musical.

o ensino conceitual, como a leitura e a escrita musical, é um processo posterior à aquisição dos elementos musicais, frutos das práticas musicais vivenciadas. orff busca “desintelectualizar e destecnizar o ensino da música, acreditando que a compreensão deve vir depois da experiência - esta sim, a base do processo”.

1 Resposta

Isabillypyc

-resposta: II e III, apenas.

Explicação:

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