Bootstrap

Um dos mais famosos ministros do rei D. José I, que atuou durante século XVIII, foi o Marques de Pom- bal

Shaday

- História

Um dos mais famosos ministros do rei D. José I, que atuou durante século XVIII, foi o Marques de Pom- bal Ele implementou reformas importantissimas que afetaram tanto o Reino de Portugal como suas colónias. A respeito dessas reformas, encontre dentre as afirmações a seguir aquelas que podem ser consideradas corretas. Ao final some os números equivalentes a cada uma delas e indique o resultado. (01) Um dos principais objetivos das reformas era modernizar econômica e policicamente a administração por- tuguesa no Brasil.

(02) Para tornar realidade as reformas, o rei D. José I concedeu amplos poderes ao Marquês de Pombal que, du- rante quase trinta anos, comandou as politicas públicas portuguesas,

(04) Com relação ao Brasil, um dos objetivos das reformas do Marqués de Pombal foi ampliar o controle sobre as principais atividades económicas coloniais.

(08) Durante a administração pombalina, visando diminuir a influência da ordem religiosa dos jesuitas, Pombal ordenou que seus membros fossem expulsos do Brasil.

(16) As ações administrativas adotadas por Pombal diminuiram drasticamente o contrabando e promoveram um grande aumento da quantidade de ouro produzido em Minas Gerais, facilitando o pagamento dos impostos.

AJUDAA​

1 Resposta

jakezika

A) Clístenes o pai da democracia ocidental deu inicio a um grande numero de  reformas  politicas em Atenas, que possibilitou as classes mais baixas participarem das decisões politicas vigente, aumentando assim significativamente o numero de cidadãos que poderiam participar da assembleia(60.000 membros) e do corpo legislativo(500 membros). Contundo, Atenas se tornou uma democracia direta e participativa, levando em consideração do que é ser um cidadão ateniense naquele período

B) As reformas socioeconómicos e politicas foram extremamente importantes para a democracia em Atenas, viabilizando ao maior numero de cidadãos a liberdade participativa da vida publica e de terem uma voz para reivindicar os seus próprios interesses, tornando assim uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais perguntas de História