Bootstrap

O termo pré-história não foi uma unanimidade; para muitos pesquisadores ele sugere a noção errônea

Tay

- História

O termo pré-história não foi uma unanimidade; para muitos pesquisadores ele sugere a noção errônea de um tempo anterior à história, o que seria um contrassenso, uma vez que todo o acontecer humano é histórico. A Pré-História faz mais sentido quando se pensa história em seu sentido mais estrito, de pesquisa histórica.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: O termo “pré-histórico” aparece pela primeira vez na obra do pesquisador francês Paul Tournal, em 1833, referindo-se aos acontecimentos nas sociedades humanas anteriores à invenção da escrita, sentido que preserva desde então. A partir de 1850 a Pré-História vai se constituindo como disciplina autônoma, com métodos e ferramentas conceituais próprias; a dependência de vestígios de cultura material, para elaborar suas formulações, faz com que o pesquisador da pré-história, assim como o arqueólogo, concentre sua atenção nas relações entre .

Alternativas:

a)
cultura e tecnologia

b)
cultura e escrita

c)
tradição oral e cultura material

d)
cultura material e escrita

e)
escrita e sociedades ágrafas

1 Resposta

jakezika

1 – a) Questões de gênero; luta de classes e organização social; questões culturais; história do cotidiano e foco nos grupos marginalizados (mulheres, trabalhadores, escravos, etc.).

São elementos fundamentais no debate contemporâneo a respeito da história antiga envolvem questões de gêneros, luta de classes, questões culturais e história, entre outros.

2 – a) cultura e tecnologia.

A pré-história a partir do ano de 1850 se constituiu como uma disciplina autônoma, com métodos e ferramentas próprios, que se atentava a cultura e a tecnologia.

3 – b) achados arqueológicos.

Os achados arqueológicos consistem em uma importante fonte de informações. Em que a origem da arqueologia consistia em uma espécie de hobbie de nobres que fazem coleção de antiguidades.

Bons estudos!

Mais perguntas de História