O ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais evoluções da Era Moderna.
O ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais evoluções da Era Moderna. CHARTIER, Roger. As práticas de escrita. In: ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (Org.). História da vida privada no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 114.O fragmento anterior menciona uma transformação nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início da Idade Moderna, observa-se a disseminação da cultura escrita. No século XVI, essa transformação se expressa por meio: * 1 ponto
C - da disseminação do uso de diários íntimos e da troca de correspondências.
D - do crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.
A - das novas formas de devoção que afirmam a importância das relações pessoais e diretas do fiel com a Bíblia.
B - do processo inicial de escolarização das sociedades, graças à ampliação de estabelecimentos de ensino.
1 Resposta
resposta:É possível uma história da vida privada?∗
Ou essa noção de "privado" nos
remete a estados ou valores demasiado heterogêneos de uma época a outra para que
possamos estabelecer entre elas uma relação de continuidade e diferenças? É a
pergunta que eu gostaria de formular, e espero que este colóquio lhe traga alguma
resposta.
Proporei duas épocas de referência, duas situações históricas, ou melhor, duas
representações aproximativas de duas situações históricas, para que possamos colocar
o problema do período intermediário.
O ponto de partida será o final da Idade Média. Aí encontramos um indivíduo
enquadrado em solidariedades coletivas, feudais e comunitárias, no interior de um
sistema que funciona mais ou menos assim: as solidariedades da comunidade
senhorial, as solidariedades entre linhagens, os vínculos de vassalagem encerram o
indivíduo ou a família num mundo que não é nem privado nem público no sentido que
conferimos a esses termos, ou no sentido que sob outras formas lhes foi dado na época
moderna.
Digamos de maneira banal que há confusão entre privado e público, entre o
dormitório e o Tesouro. Mas o que isso significa? Primeiro e essencialmente, que
muitos atos da vida cotidiana, conforme mostrou Norbert Elias, se realizam e ainda
por muito tempo se realizarão em público.
Explicação: