Bootstrap

O fragmento a seguir foi extraído de uma entrevista do professor de Geografia Urbana Alvaro Ferreira (Uerj).

Tay

- História

O fragmento a seguir foi extraído de uma entrevista do professor de Geografia Urbana Alvaro Ferreira (Uerj). Leia-o e, em seguida, responda às questões.A gentrificação, hoje percebida de forma intensa no centro do RJ, em especial a zona portuária, está presente na história da cidade. [...]
De fato, esse processo não é novo. [...] Cabe, aqui, fazer um breve esclarecimento acerca da expressão gentrificação, que nasce do termo inglês gentrification, cunhado por Ruth Glass (em 1963) para esclarecer o repovoamento, por famílias de classe média, que vinha acontecendo em bairros desvalorizados de Londres na década de 1960, levando à transformação do perfil dos moradores. Atualmente, usa-se gentrificação para falar da "revitalização", da "recuperação" ou da "requalificação" (seja lá qual for a expressão usada) de locais degradados a partir de iniciativas públicas e privadas. A questão é que após o investimento em infraestrutura, há uma maior valorização do lugar; assim, observamos que os antigos moradores não resistem ao encarecimento do local, tendo que buscar outra área com custo de vida mais baixo. Se, inicialmente, a gentrificação ligava-se ao mercado residencial, o enobrecimento dos lugares acabou incorporando áreas de lazer com complexos culturais voltados também para o turismo. Assim, o geógrafo belga Mathieu Van Criekingen (2007) define dois tipos de gentrificação - residencial e de consumo - que levam à produção glamurizada do espaço através da maior sofisticação dos ambientes. A mídia exerce importante papel ao promover esses locais, ajudando a criar um discurso hegemônico acerca do lugar, que contribui cada vez mais para a atração de consumidores.

História, natureza e espaço, v. 3, n. 1, 2014 (on-line). Disponível em: www. e-publicacoes. uerj. br/index. php/niesbf/article/view/19545/0. Acesso em: 24 mar. 2016.
a) O que é gentrificação? Quais são os objetivos de seus agentes e que efeitos ela traz para a população?

b) A palavra gentrificação deriva do inglês gentry (nobre). Que outra palavra derivada dessa mesma raiz o entrevistado usa para se referir a esse processo?

c) O entrevistado afirma que "esse processo [de gentrificação] não é novo". Com base no conteúdo do capítulo, aponte semelhanças e diferenças entre as reformas urbanas ocorridas no Rio de Janeiro durante a Primeira República e o atual processo de gentrificação discutido pelo autor.

d) Quais são os tipos de gentrificação mencionados pelo entrevistado? O Projeto Nova Luz, apresentado na abertura deste capítulo, se enquadrava em algum desses tipos? Justifique sua resposta.

e) A gentrificação contradiz a noção de administração republicana, que deveria zelar pela coisa pública?

1 Resposta

Wanessa

1 E   2 A   3 C  4 A  5 C, conferido e confirmado.

Mais perguntas de História