Bootstrap

“No governo Deodoro, Rui Barbosa viu na reforma a possibilidade de beneficiar grupos específicos - e de

Crislane

- História

“No governo Deodoro, Rui Barbosa viu na reforma a possibilidade de beneficiar grupos específicos - e de ser beneficiado por eles. Sem consultar ninguém, criou três bancos com poder de emissão de moeda e deu a concessão do mais poderoso - o que pegava Rio e São Paulo - ao Conselheiro Mayrink. Foram concessões escandalosas, detalhadamente dissecadas no clássico "Rui: o Homem e o Mito", de Raimundo Magalhães Jr., de 1964. Com o escândalo, a posição de Rui enfraqueceu e ele foi obrigado a concessões variadas. De escândalo em escândalo, de concessão em concessão, foi colocando lenha na fogueira da especulação. O país levou 30 anos para se livrar da maldição do Encilhamento (a bolha da Bolsa na época).”(LUÍS NASSIF, Reforma monetária e o Príncipe, Folha de São Paulo, 12/06/2005) O texto faz referência:
A)à política dos governadores, consagrando a aliança política entre o presidente da república e os governadores na república Velha.
B)à política econômica adotada por Rui Barbosa no governo de Rodrigues Alves para incentivar as exportações de produtos agrícolas.
C)ao encilhamento, política econômica adotada por Rui Barbosa no primeiro governo republicano e consistia na emissão de papel moeda para investir na produção industrial.
D)a uma reforma bancária feita apenas para estimular a atividade financeira no Brasil.
E)às concessões de serviços públicos durante o governo de Artur Bernardes.

1 Resposta

MELIODASdaIRA

A arte do estêncil é de fácil aprendizado. Infelizmente, ela ainda sofre preconceito de poucas pessoas que só aceitam a pintura à mão livre

na minha opinião, pinturas com estêncil ficam mais bonitas, e detalhadas

Mais perguntas de História