Bootstrap

“Muito mais do que “o fim da transição”, o discurso de Fernando Henrique anunciou ontem “o

“Muito mais do que “o fim da transição”, o discurso de Fernando Henrique anunciou ontem “o fim da Era Vargas”. Nos telejornais, nos flashes, o candidato a estadista desenhou o personagem que imagina para si mesmo, na história. Não mais o velho inimigo do regime militar, “uma página virada”, mas o anti-Getúlio. O pai dos pobres levou de todo lado. “Resta um pedaço do nosso passado político que atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. O legado da Era Vargas”, afirmou Fernando Henrique Cardoso”. (Folha de S. Paulo, “O anti-Getúlio”, 15 de dezembro de 1994).A alcunha “pai dos pobres” foi dada ao presidente Getúlio Vargas logo no início do seu governo em 1930. Isto se deveu: *a) Ao amplo apoio popular conseguido por Getúlio Vargas, principalmente após promulgar medidas populistas como as leis trabalhistas, se aproximando das camadas mais pobres da população.
b) Aos discursos inflamados do presidente contra as associações populares e sindicatos, considerados subversivos e prejudiciais à sociedade.
c) À imposição de medidas repressivas à burguesia, considerada pelo povo como a causadora de rodos os males que sofriam.
d) As regras econômicas extremamente rígidas impostas aos grandes industriais brasileiros, facilitando o acesso a bens duráveis e bens não duráveis pela maior parte da população.
e) Combate à pobreza e à miséria pó parte do presidente, acabando com as desigualdades sociais existentes no país.

1 Resposta

Tay

Bens de consumo (ou bens de consumo familiar) são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. São, portanto, os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas (diferentemente dos bens intermediários que são utilizados no processo de produção para serem transformados em bens finais ou dos bens de capitais que são as máquinas utilizadas pelas indústrias).

Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semi-duráveis e não duráveis. Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.). Os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que vão se desgastando aos poucos. Espero ter Ajudado


Mais perguntas de História