Bootstrap

Leia o texto em anexo e responda as questões relativa ao tema DÍVIDA HISTÓRICA E RACISMO NO BRASIL Você

Leia o texto em anexo e responda as questões relativa ao tema DÍVIDA HISTÓRICA E RACISMO NO BRASIL Você sabe o que é Dívida Histórica? Segundo a Wikipedia, Dívida histórica é um termo usado para afirmar que a população do presente deve pagar (resgatar) as injustiças que as populações do passado cometeram contra algum grupo. Exemplos: “A Alemanha tem uma dívida histórica com os judeus, por causa do Holocausto praticado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.” “O Brasil tem uma dívida histórica com os negros, por causa da escravidão negra que existiu no Brasil até 1888.” “A Europa tem uma dívida histórica com a África, devido aos protetorados europeus do passado na África.” “Os norte-americanos tem uma "dívida histórica" com os índios apaches, devido a colonização das terras desses índios no passado.” ENTENDA MAIS SOBRE A DÍVIDA HISTÓRICA RACIAL
A riqueza dos europeus que viviam no Brasil há mais de 500 anos atrás foi construída através de mão-de-obra escrava. A relação de poder entre o branco e o negro era justificada pelos primeiros através da bíblia e de teorias científicas sem fundamento. Após muitos anos de resistência e luta, em 13 de maio de 1888, foi sancionada a Lei Áurea. Os negros estavam livres. O problema havia sido solucionado ou apenas mudado de contexto? Os escravos eram submetidos aos piores castigos possíveis nas fazendas, alguns até morriam. Nos navios negreiros – também chamados de tumbeiros, que vem de tumba mesmo – a situação não era melhor. Metade da tripulação morria antes de chegar ao destino devido às condições cruéis. As mulheres eram objetos sexuais dos senhores, e o orgulho da miscigenação é o orgulho de um estupro. Quando libertos, os negros eram jogados à sociedade sem qualquer amparo. Muitos não conseguiam sair da vida de escravo. Como eles não tinham qualquer instrução, alguns acabaram marginalizados. Não tinham onde morar e precisaram buscar lugares alternativos para morar, foi quando surgiram as favelas. Fora isso, a sociedade não aceitava o negro. Eles ficaram excluídos de qualquer oportunidade. A estudante de Ciências Sociais, Brenda Carolinne contextualiza a situação da seguinte forma: “Como uma corrida. Os brancos estavam na frente e nós negros estávamos atrás, então a reparação histórica é necessária.” O racismo ficou estruturado na sociedade brasileira. Ele é estrutural e é velado. Negros ganham menos, formam 70% da população penitenciária, alcançam menor status social, estão associados a estereótipos negativos. E tudo parece natural. Economicamente, socialmente e culturalmente o negro é menosprezado. Isso é tão invisível que a morte de um jovem negro na periferia não comove ninguém, por exemplo. No Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. Mesmo 130 anos depois da abolição o negro ainda vive excluído. De acordo com Brenda, mesmo que atualmente os negros tenham conquistado mais espaço, o Brasil está longe de conseguir igualdade. Ainda existe a relação tóxica de superioridade do branco em relação ao negro. As políticas sociais são insuficientes. A segurança e a justiça não exercem o mesmo papel. A representatividade [na política] ainda é pouca. Ainda existe toda a temática do latifúndio (em 1850 a Lei de Terras do Brasil fez com que as terras ficassem mais nas mãos de brancos do que de negros, sem pagar por elas, sendo também que os negros eram maior parte da população). E na esmagadora maioria das vezes, o branco não enxerga seus privilégios e nem a dívida histórica. Como podemos tentar mudar essa situação como indivíduo, já que o Estado não toma medidas realmente eficazes? Brenda nos diz que mesmo que seja complicado que haja uma mudança significativa apenas com ações individuais, é de extrema importância que cada um tenha noção de sua realidade. Por exemplo: eu que vos falo, como uma mulher branca, preciso reconhecer que tenho e tive privilégios durante toda a vida, e que pelo fato de ser branca eu terei acesso a mais oportunidades. Além disso, Brenda também nos explica que em situações de racismo, velado ou não, precisa haver um posicionamento. Nenhuma mudança vem da indiferença. Aliás, a indiferença é o que mantém a estrutura racista que vivemos.

QUESTÕES

1)Algumas pessoas criticam a dívida histórica dizendo que não são responsáveis hoje pelo que outras pessoas fizeram no passado. Por outro lado, os grupos afetados por essa dívida, como o caso dos negros no Brasil, argumentam que sofrem ainda hoje as consequências do passado e que portanto seria justo medidas na lei que tentassem ajustar essas desigualdades. Você concorda com qual grupo? Justifique.

2)Segundo o texto, o que foi a Lei de Terras de 1850 no Brasil? Qual seria a consequência dela HOJE em nossa sociedade?

0 Respostas

TonyWeber está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História