Leia o fragmento de texto: É necessário, pois, aceitar como princípio e ponto de partida o fato de que
Leia o fragmento de texto: É necessário, pois, aceitar como princípio e ponto de partida o fato de que existe uma hierarquia de raças e civilizações, e que nós pertencemos à raça e civilização superiores, reconhecendo ainda que a superioridade confere direitos, mas, em contrapartida, impõe obrigações estritas. A legitimação básica da conquista de povos nativos é a convicção de nossa superioridade, não simplesmente nossa superioridade mecânica, econômica e militar, mas nossa superioridade moral. Nossa dignidade se baseia nessa qualidade, e ela funda nosso direito de dirigir o resto da humanidade. O poder material é apenas um meio para esse fim.
Declaração do francês Jules Harmand, em 1910. Apud: Edward Said. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado.
Com base no fragmento de texto escreva um pequeno texto relacionando as teorias racistas do século XIX e o racismo estrutural.
1 Resposta
a) A principal ideia contida no texto I é a “superioridade” europeia fundada na concepção de que existe uma “hierarquia de raças”.
Por sua vez, essa concepção de “superioridade” serviu como justificativa política e ideológica entre as potências de então para o exercício do domínio na África e Ásia sob diversas formas, com a finalidade de obter matérias-primas, ampliar mercados de consumo e dispor de áreas onde pudessem investir excedentes de capitais.
b) O texto I expressa o conteúdo ideológico do imperialismo fundado na ideia de superioridade racial e tecnológica sobre os demais povos.
O texto II expressa uma posição crítica em relação ao imperialismo. Afirma que, para ingleses e franceses, apesar das diferenças, viam o Oriente como “entidade geográfica” que se prestava aos interesses da Europa – para a “ciência”, “erudição”, “entendimento e a administração da Europa”.
O primeiro texto (1910) expressa as concepções então correntes na Europa a respeito dos povos não europeus, com um conteúdo racista, no início do século XX. O segundo texto (1990) expressa a concepção contemporânea que se posiciona criticamente em relação ao imperialismo.