Warning: session_start(): open(/tmp/sess_6a7ea955e41d5cf3f040a7eb03a6cd61, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/8/1e/34/salvaeu1/public_html/includes/Config.php on line 44

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: ) in /home/storage/8/1e/34/salvaeu1/public_html/includes/Config.php on line 44
Leia o excerto a seguir. “Os políticos que defendem a adoção... Bootstrap

Leia o excerto a seguir. “Os políticos que defendem a adoção do parlamentarismo querem dar um

Leia o excerto a seguir.“Os políticos que defendem a adoção do parlamentarismo querem dar um golpe para continuar no poder sem votos. É o que afirma o historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor emérito da Universidade Paris-Sorbonne.
‘É surpreendente que esta ideia volte sempre de modo oportunista, em momentos de crise e na véspera de eleições presidenciais’, critica.
‘Os brasileiros já rejeitaram o parlamentarismo em dois plebiscitos, em 1963 e 1993. Adotá-lo agora seria um golpe, uma forma de subtração da soberania popular’, acrescenta Alencastro, que hoje leciona na Escola de Economia da FGV-SP”.
FRANCO, B. M. O golpe do parlamentarismo. Folha de S. Paulo, 19 set. 2017. Disponível em:

. Acesso em: 05/04/2018.
Considerando os conhecimentos adquiridos no texto-base sobre o parlamentarismo, é possível dizer que o autor do excerto entende que a substituição do presidencialismo pelo parlamentarismo no Brasil seria um golpe porque:

o parlamentarismo acabaria com a possibilidade de qualquer tipo de eleições, o que viola o princípio democrático da Constituição.

o parlamentarismo implicará a instalação de uma monarquia que, mesmo constitucional, não condiz com as raízes brasileiras.

o parlamentarismo depende de uma separação absolutamente estrita de poderes, o que não corresponde à harmonia prevista na Constituição.

o parlamentarismo acabaria com a eleição direta para o chefe de Governo, que caberia a um primeiro ministro eleito indiretamente, justamente às vésperas de eleições presidenciais.

o parlamentarismo permite que o Parlamento demita o chefe de Estado, tornando instáveis as relações diplomáticas do Brasil.

1 Resposta

Felipe

o parlamentarismo acabaria com a eleição direta para o chefe de Governo, que caberia a um primeiro ministro eleito indiretamente, justamente às vésperas de eleições presidenciais.

Mais perguntas de História