Bootstrap

Fases, causas, consequências e duraçao da revolução industrial

FerSilva

- História

Fases, causas, consequências e duraçao da revolução industrial

1 Resposta

Pattiniantonia

Resumo

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi um movimento de grandes transformações nas técnicas produtivas, bem como nos tipos de trabalho e funções de operação do trabalhador. A principal característica da Revolução Industrial é a produção em massa de produtos, sendo realizada pelo uso de máquinas e um grande número de trabalhadores.

Causas da Revolução Industrial

As causas da Revolução Industrial remontam a expansão colonial, através das Grandes Navegações, dado que, foi através destas práticas que os países europeus conseguiram acumular riquezas para, por fim, dar o primeiro passo em direção à Revolução.

O caso da Inglaterra é ilustrativo: graças ao capital acumulado na exploração colonial, associado à disponibilidade de trabalhadores livres que haviam sido expulsos do campo pelos cercamentos, e, finalmente, por intermédio das principais matérias primas para a produção industrial (ferro e carvão), foi possível que o país se torna-se o pioneiro, ou seja, o primeiro a realizar tal revolução.

Consequências da Revolução Industrial

As consequências da Revolução Industrial são várias. Temos, por um lado, a ampliação do acesso a produtos produzidos em larga escala, dado que estes estavam sendo barateados. Também soma-se a isso a velocidade produtiva e o crescimento da riqueza mundial.

Por outro lado, os trabalhadores estavam sendo expulsos do campo, sendo obrigados a trabalhar por longas jornadas em péssimas condições, sendo acumulados nas cidades - o que gerou epidemias, aumento da violência.  

Por fim, pode-se apontar para uma outra consequência que marcaria a história do mundo: para afirmar o poder expansivo das indústrias, as nações européias passaram a ocupar os continentes africanos e asiático para ampliar seu mercado consumidor e fornecedor de matérias-primas. Isso acabou resultando na Primeira Guerra Mundial.

Fases da Revolução Industrial

Pode-se dizer que a Revolução Industrial teve como fases:  

A Primeira Revolução Industrial (1760-1860): principalmente na Inglaterra, França e Bélgica, com empresas que utilizavam-se de carvão como fonte de energia, geralmente de pequeno e médio porte.

A Segunda Revolução Industrial (1860-1914): principalmente na Alemanha, Itália, Rússia, Estados Unidos da América e Japão. A principal matéria prima era o aço, o petróleo e a energia passou a ser a elétrica. O capitalismo passou a se intensificar e as empresas cresciam num processo de monopolização produtivo.

A Terceira Revolução Industrial (1914-XXX): em vários outros países ao redor do globo. O desenvolvimento foi impulsionado pelas duas Grandes Guerras mundiais, várias fontes de energia (eólica, hidrelétrica, nuclear). A informática cresce e a tecnologia informacional é a chave para as grandes transformações que sucedem-se: robôs, computadores, satélites e etc.

Revolução Industrial no Brasil

O Brasil ainda era colônia quando os primeiros movimentos industrializantes começaram na Inglaterra. Neste momento, éramos proibidos de produzir máquinas ou construir indústrias. Apenas no final da República Velha, por volta de década de 1930, é que o Brasil, de fato, começou a sua Revolução Industrial. Getúlio Vargas foi o principal presidente a incentivar a instalação e manutenção de indústrias em território nacional. Ele mesmo criou a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo.

Sobre a Revolução Industrial e sua relação com o desenvolvimento capitalista, dê uma olhada:

Na imagem, o interior de uma das poucas fábricas brasileiras em 1880.


Fases, causas, consequências e duraçao da revolução industrial

Mais perguntas de História