Bootstrap

Explique a importância da urbanização na roma antiga.

Explique a importância da urbanização na roma antiga.

1 Resposta

Ivansouza

1. URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE ROMA

2. A ORGANIZAÇÃO DA CIDADE A parte central da cidade de Roma, cercada por muralhas, era chamada de urbs, enquanto fora das muralhas ficava o campo. Na parte alta da cidade estavam os templos e, na parte plana, o Fórum. Havia também os anfiteatros.

3. ROMA ERA UMA CIDADE PLANEJADA Em sua parte central havia quarteirões inteiramente simétricos, como um tabuleiro de xadrez. Com a crescente expansão da população, criaram-se áreas sem nenhum planejamento: •Bairros mais distantes •Não havia um único padrão de organização •Ressaltava as diferenças sociais

4. SANEAMENTO BÁSICO A cidade contava com um sistema de esgoto chamado de cloaca máxima. O sistema não atendia a toda a cidade, nos bairros mais pobres, acumulavam lixo e detritos de todo o tipo a céu aberto, propagando doenças como a malária. Foram construídos aquedutos para transportar água e garantir o abastecimento à população.

5. Cloaca Máxima - Aqueduto

6. MORADIAS As moradias dos patrícios eram espaçosas, aquecidas, equipadas com banheiros e bem construídas. A população pobre vivia em apartamentos – as insulae – com poucos cômodos, sempre apertados e mal construídos. Sem higiene e conforto. O lixo e o esgoto eram jogados em valas abertas.

7. Domus Romana - Insulae

8. TERMAS E BANHOS PÚBLICOS Em um tanque de água em lugar protegido das intempéries climáticas, o romano poderia mergulhar numa piscina para banhar-se. Existiam grandes salões com capacidade de receber muitas pessoas de uma só vez, com banhos quentes e frios e salas de massagem. Próximo a esses espaços, foram instalados campos de esporte, jardins, bibliotecas e salas de descanso

Mais perguntas de História