Bootstrap

Como a marinha do brasil foi criada?

Como a marinha do brasil foi criada?

1 Resposta

Alexandre

A extensão dacosta - mais de sete mil quilômetros - e os 55.000km2 de águasinternas do Brasil caracterizam uma realidade geográfica que impõe anecessidade de uma poderosa força naval.

Marinha do Brasilé a instituição e força armada naval composta pelos oficiais e praças,estabelecimentos, embarcações e correspondente material bélico destinados àdefesa do estado brasileiro.

 

História

Os navios deixadospor D. João VI ao retornar a Lisboa, após o período de permanência da corte noBrasil, formaram o núcleo em torno do qual começou a desenvolver-se a Marinhado Brasil independente. Entre 1822 e 1823 foi criada a "esquadra daindependência", cujo objetivo era reforçar a capacidade de defesa doimpério. Seu primeiro comandante foi o oficial inglês Lord Thomas JohnCochrane, contratado por José Bonifácio no posto de primeiro almirante. O papelda Marinha logo se tornou decisivo para a consolidação da independência.Cochrane combateu vitoriosamente na Bahia, no Nordeste e na ProvínciaCisplatina.

Em 1824, sob ocomando do general Francisco de Lima e Silva, a brigada reprimiu a Confederaçãodo Equador, em Recife. Outros nomes importantes nas campanhas de consolidaçãoforam João Francisco Oliveira Botas, John Taylor, John Grenfell, Rodrigo JoséFerreira Lobo, Rodrigo Pinto Guedes, Teodoro Alexandre de Beaurepaire e JamesNorton. No bloqueio do porto da Bahia, escunas e canhoneiras brasileiras,comandadas por João Botas, impediram o abastecimento dos navios portugueses. Namesma época, John Taylor, à frente da fragata Niterói, perseguiu a esquadralusa até a foz do Tejo.

Depois de 1824, aMarinha lutou junto ao poder central contra movimentos revolucionários, como acampanha cisplatina (1825-1828), em que se revelaram os talentos de Tamandaré,Barroso e Inhaúma. De 1848 a 1849, foi a vez da repressão à revolução praieira,em Pernambuco. Na guerra contra Oribe e Rosas (1851-1852), a esquadrabrasileira sobressaiu no célebre episódio da passagem de Tonelero, em 17 dedezembro de 1851 e, ainda no Sul, participou de combates na campanha orientalde 1864-65.

Na guerra doParaguai, a Marinha empenhou-se em várias ações decisivas, como a tomada dePaysandú, em janeiro de 1865, e a batalha do Riachuelo, em 11 de junho de 1865.Para lembrar essa batalha, comemora-se em 11 de junho o Dia da Marinha.Importantes foram também a travessia do rio Paraná (16-17 de abril de 1866), apassagem de Curupaiti (15 de agosto de 1867) e a de Humaitá (19 de fevereiro de1868). Além dos grandes líderes Tamandaré, Barroso e Inhaúma, celebrizaram-seno conflito Antônio Carlos de Mariz e Barros, João Guilherme Greenhalgh eMarcílio Dias. Nos últimos anos do império, a Marinha brasileira passou pornotável aprimoramento técnico e material. Em 1884 incorporou o encouraçadoRiachuelo e em 1885 o Aquidabã, vasos de guerra do mais alto padrão existentena época. A armada brasileira era respeitada, então, como uma das maiores domundo.

No início doperíodo republicano, a Marinha do Brasil passou a construir e incrementar seuspróprios estaleiros e, entre 1906 e 1910, sob os governos de Rodrigues Alves aNilo Peçanha, foram comprados na Europa encouraçados, cruzadores e torpedeiros.Em 1914 foram adquiridos três submarinos e um tênder. Tinha início a primeiraguerra mundial, e a divisão naval em operações de guerra, da Marinha do Brasil,fez o patrulhamento e defesa anti-submarina do Atlântico sul, na área situadaentre Dakar, as ilhas de Cabo Verde e o estreito de Gibraltar. Seu comandanteera o almirante Pedro Max Fernando de Frontin. Em Dakar, a peste dizimou 464dos dois mil homens da divisão.

A partir da décadade 1930, a construção naval no Brasil se intensificou. Na segunda guerramundial, coube à Marinha, inicialmente, manter a neutralidade brasileiramediante o patrulhamento as águas territoriais (1939-1942). Após otorpedeamento, em agosto de 1942, de cinco navios mercantes nacionais, e com adeclaração de guerra ao Eixo, no dia 22 do mesmo mês, a Marinha do Brasilintegrou-se ao esforço de guerra. Participou efetivamente da batalha doAtlântico, quando escoltou a força expedicionária brasileira até a Europa, emcooperação com a quarta esquadra americana. Perdeu três navios e 477 homens noconflito, enquanto a marinha mercante perdia 31 navios e 569 homens.

Primeiro submarino construído no Brasil​

Mais perguntas de História