Bootstrap

“a ambição do grupo [modernista] era grande: educar o brasil, curá-lo do analfabetismo letrado,

Ferkaso

- História

“a ambição do grupo [modernista] era grande: educar o brasil, curá-lo do analfabetismo letrado, e, sobretudo, pesquisar uma maneira nova de expressão, compatível com o tempo do cinema, do telégrafo sem fio, das travessias aéreas intercontinentais”. (boaventura, m. e. a semana de arte moderna e a crítica contemporânea: vanguarda e modernidade nas artes brasileiras. conferência - lel-unicamp, 2005, p.5-6. fonte: ). conforme o trecho acima e os conhecimentos sobre a semana de arte moderna de 1922 e o modernismo brasileiro subsequente, é correto afirmar: ► a) a semana de 1922 marcou o modernismo inspirado em vanguardas europeias, buscando uma nova arte com uma identidade brasileira experimental, miscigenada, antropofágica e cosmopolita. o movimento celebrava o progresso da nação, simbolizado pelo desenvolvimento da cidade de são paulo. b) a semana foi o grande marco da arte moderna brasileira, caracterizando-se pela busca por uma imitação do surrealismo e do cubismo, realizada por acadêmicos em constante contato com os artistas europeus. c) a semana de 1922 somou-se ao regionalismo nordestino para mostrar as raízes da cultura brasileira, recusando qualquer interferência da arte estrangeira. os modernistas fizeram, com isso, uma forte crítica à modernização e à alfabetização brasileira. d) monteiro lobato e mário de andrade lideraram a semana de 1922, que teve o intuito de aliar as produções mais recentes no campo da música, literatura e artes plásticas futuristas com as obras tradicionalistas da arte brasileira. e) os modernistas passaram a se organizar, depois da semana de 1922, para efetivar uma arte revolucionária nos moldes do realismo soviético, pois acreditavam na conscientização da população para uma mudança no poder.

1 Resposta

Lauraa

Resposta letra "A"

A semana de arte moderna foi um movimento queaconteceu no Brasil e tinha intenção de renovar a arte e criar algo puramente brasileiro.

Os principais influenciadores dessa corrente foi Oswald  de Andrade, VíctorBrecheret e Anita malfatti.

Foi um período  de inserção de novas linguagens emdiversos setores, pois queriam renovar os conceitos que ainda existiam quepertenciam ao século XIX, portanto foi um movimento de cunho amplamente renovadorde conceitos e de atitudes diante da arte.

Mais perguntas de História