Bootstrap

4.0 avanço do Iluminismo foi possível, entre outros motivos, graças a criação de novo espaços

4.0 avanço do Iluminismo foi possível, entre outros motivos, graças a criação de novo espaços de circulação de ideias. Que espaços eram esses? Explique a importancia deles
para o avanço dos novos conhecimentos.​

1 Resposta

Wanessa

1) O Iluminismo queria abolir o absolutismo na França, defendendo os direitos liberais de vida, liberdade e propriedade, querendo dar fim aos privilégios da nobreza e do clero. Um dos alvos iluministas é a prática do mercantilismo, que os iluministas queriam transformar em um liberalismo econômico, onde temos a livre concorrência e a lei da oferta e procura, uma livre iniciativa econômica para o povo, diferente do Estado controlando a economia como no mercantilismo.

2) Porque a sociedade europeia de antes do século XVIII tinha a fé como principal ensinamento sobre a vida; já os iluministas adotaram a razão como principal fonte de conhecimento, o divulgavando na enciclopédia, instrumento repleto de informações que foi preso durante muito tempo pela Igreja. Os iluministas queriam "iluminar" o caminho do povo, ajudando-os a entender de forma mais organizada o mundo no qual pisavam.

3) John Locke foi o principal defensor dos direitos à vida, à liberdade e à propriedade, atuais cores da França, ele foi um pensador iluminista liberal, conhecido como "o pai do liberalismo"; René Descartes, conhecido como "o pai do racionalismo", foi um grande divulgador do conhecimento e da razão, fazendo uso dos pensamentos de Aristóteles e dos antigos estudiosos.

4) Os iluministas divulgavam todo conhecimento da razão na Enciclopédia, onde era guardado todo conhecimento obtido até então de forma organizada. Ela promoveu o entendimento do mundo para o povo.

6) O Despotismo Esclarecido foi definido como "uma fachada liberal para governos absolutistas", pois foi uma forma de combinar absolutismo com o pensamento iluminista, elaborado pelos nobres que não queriam perder seus direitos com uma reforma tão radical como a proposta pelos burgueses e pelo terceiro estado. Entre suas características, temos o desenvolvimento das atividades manufatureiras e a realização de algumas reformas sociais. O pensador despotista mais conhecido foi o barão de Montesquieu, reconhecido pela separação dos poderes do Estado, como Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo esses independentes e em um mesmo nível, ou seja, nenhum deveria ser superior ao outro.

Espero ter ajudado !!!​

Mais perguntas de História