1)
a ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. essa diferença se manifesta pela contradição entre:
alternativas:
a)
polarização e dispersão econômica
b)
elitização e popularização financeira
c)
homogeneização e diversidade cultural
d)
especialização e flexibilidade profissional
2)
a década de 1930, quando a tela operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:
alternativas:
a)
defasagem salarial
b)
diversidade cultural
c)
associativismo sindical
d)
disparidade educacional
3)
na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao congo, colônia do seu país na época.
com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na áfrica, associadas à política de:
alternativas:
a)
integração étnica
b)
ação civilizadora
c)
cooperação militar
d)
proteção ambiental
4)
o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no brasil sempre foi lembrado nas aulas de história com o tema da escravidão negra africana. no presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da lei 10.639/03, alterada pela lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. é elemento incluído na lei nº 9.394/96 (ldb) pela lei nº 10.639/03 como componente curricular:
alternativas:
a)
o ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna.
b)
a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.
c)
o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.
d)
a história e cultura afro-brasileira e indígena.
5)
observe a lei abaixo, depois responda:
o presidente da república lei nº 11.645, de 10 março de 2008.
faço saber que o congresso nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
art. 26-a. nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o o conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da áfrica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do brasil.
§ 2o os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras." (nr)
art. 2o esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
brasília, 10 de março de 2008; 187o da independência e 120o da república.
luiz inácio lula da silva
fernando haddad
quanto ao estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, é correto afirmar que:
alternativas:
a)
limita-se às áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
b)
é obrigatório apenas nos estabelecimentos educacionais privados.
c)
é obrigatório apenas para o ensino médio e facultativo no âmbito do ensino fundamental.
d)
os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âm