Bootstrap

Coisas bizzaras sobre a biosfera pf e pra amanha

Kailanerayssa

- Geografia

Coisas bizzaras sobre a biosfera
pf e pra amanha

1 Resposta

Rafaela

1. A pata de uma Moa

O animal foi extinto a mais de 500 anos. As moas são um grupo extinto de aves não voadoras. A moa gigante Dinornis novaezealandiae poderia atingir cerca de três metros de altura e 250 kg de peso, sendo assim a ave mais alta que já habitou a Terra. Foi uma surpresa para os pesquisadores quando encontraram essa garra em uma caverna na Nova Zelândia.

2. Duas Luas

Existe um atalho muito usado em filmes de ficção científica: se você mostrar rapidamente que seu herói ou heroína não está mais no nosso planeta, basta que olhe para o céu e veja duas luas. Bom, a nossa lua tem dois lados, o que vemos e o que não vemos, o famoso "lado distante da lua", que não apenas deu nome ao famoso disco do Pink Floyd, mas também está presente em muitos outros momentos da nossa cultura pop e teorias da conspiração. O lado distante tem uma crosta muito mais espessa e uma superfície mais variada.

Os cientistas têm se perguntado há muito tempo como as duas metades poderiam ser tão diferentes geologicamente, e uma teoria sugere que, em algum momento no passado distante, a Terra tinha duas luas. Essa fase teria durado uns 80 milhões de anos antes que os dois corpos celestes ficassem presos na gravidade um do outro e se chocassem.

3. Lava Azul

Na Indonésia, esta lava explode em altas temperaturas e tão rápido que se torna azul.

4. Sangramento Glacial

Na Antártica, a oxidação do ferro causa este efeito sensacional.

5. O Manuscrito Voynich

Há vários tipos de códigos secretos no mundo criados pela mão humana, mas existe um em particular que desconcerta por completo os estudiosos, esse é o manuscrito Voynich. Ele recebeu esse nome depois que Wilfrid Voynich comprou o livro em 1912. Acredita-se que o manuscrito foi criado na Itália durante o século XV. Embora faltem páginas, 240 páginas de texto, desenhos e diagramas estão ainda intactas.  

Muitos estudiosos, incluindo os mais brilhantes decodificadores das duas Guerras Mundiais, tentaram decifrar o Manuscrito Voynich sem muito sucesso. Nem é preciso dizer que as teorias que rodeiam a origem e o conteúdo desse manuscrito são bastante impressionantes. Doado à Universidade de Yale em 1969, o manuscrito está até hoje no Rare Book Beinecke e está à disposição para quem quiser tentar a sorte e decifrar seu conteúdo.

6. A porta do sol

Normalmente, quando arqueólogos descobrem uma estrutura gigantesca, é comum encontrar outras estruturas semelhantes na mesma área. No entanto, esse não foi o caso da Porta do Sol, situada na Bolívia, perto do lago Titicaca. Descoberta deitada de lado e com uma grande rachadura, a Porta do Sol é uma peça sólida de pedra que pesa 9.000 quilos, com 3 metros de altura e 3,6 metros de largura. Exploradores da Europa encontraram a estrutura durante a década de 1800 e acreditavam que a porta foi, na verdade, descoberta em um lugar diferente de onde ela foi construída e usada pela primeira vez.  

Há inúmeras gravuras não identificadas e singulares na porta, o que fez nascer diversas interpretações quanto a sua origem e seu uso. Enquanto muitos estudiosos acreditam que a porta foi usada como um calendário na antiguidade, outros acreditam que a porta tem algo a ver com o espaço. Talvez senha sido um monumento aos estrangeiros que viviam entre nós? Quem sabe!

7. Sol verde

Com as condições certas, é possível ver uma luz verde na hora do pôr do sol.

8. O planeta era roxo

Cerca de 3 ou 4 bilhões de anos atrás, a Terra era o que poderíamos chamar de fabulosa, já que uma hipótese diz que o planeta teria sido roxo. O motivo para que muito da Terra pareça verde quando vista de cima é as nossas plantas, que, por sua vez, só são verdes por causa de sua clorofila. Mas as plantas nem sempre usaram clorofila; nas primeiras fases da vida na Terra, um produto químico diferente era muito mais presente: o chamado retina, que é roxo.

Cientistas acreditam que, por algum tempo, os organismos de cor roxa podem ter sido tão numerosos no planeta que tudo por aqui parecia a casa dos sonhos do Prince.

Explicação:

Espero ter ajudado!!!

Mais perguntas de Geografia