Bootstrap

Para Jean Pierre Vernant, o nascimento da filosofia, apesar de ser considerado um “milagre” grego, está

Yagolds

- Filosofia

Para Jean Pierre Vernant, o nascimento da filosofia, apesar de ser considerado um “milagre” grego, está ligado a condições históricas bem definidas. Entre as novidades materiais da época, destacam-se a moeda e a escrita, e, no plano político, a isonomia e a isegoria. Sobre o surgimento da filosofia na Grécia, assinale o que for incorreto:

A) A economia pré-monetária e a oralidade marcam um modelo de pensamento mítico e concreto.

B) Os primeiros filósofos são os sofistas, que apresentam, na academia de Atenas, um compêndio de fragmentos sobre a metafísica.

C) A ágora, ou praça pública, é um lugar de debate político onde se discutiam os interesses dos cidadãos.

D) A assembleia dos guerreiros, que dava aos participantes direitos iguais, é considerada um modelo de isonomia e de isegoria.

E) O surgimento da filosofia pode ser entendido como passagem da palavra mágica (inspirada por Deus) à palavra dialogada ( discutida pelos homens).

Qual é alternativa incorreta?

1 Resposta

Marquinhos

Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C

- época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização.

 

Homérico - entre 1.100 e 800 a.C

- conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genos havia a coletivização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos. 

 

Arcaico - entre 800 e 500 a.C

- surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico.

 

Clássico - entre 500 e 338 a.C

- época de grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga. Época de grande fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Foi também uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas (entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta). 

 

Helenístico - entre 338 e 146 a.C

- fase marcada pelo enfraquecimento militar grego e a conquista macedônica na região. A cultura grega espalha-se pela região, fundindo-se com outras (helenismo).

Mais perguntas de Filosofia