Bootstrap

Note-se um pressuposto muito peculiar do método socrático. O corajoso, que é efetivamente corajoso,

Note-se um pressuposto muito peculiar do método socrático. O corajoso, que é efetivamente corajoso, termina confessando que não sabe dizer o que vem a ser coragem, é incapaz de encontrar sozinho a definição conveniente e, assim, confessa que agiu em estado de ignorância, embora sua ação tenha sido boa. Ora, se soubesse a definição, nunca agiria mal, pois pautaria sua ação por um padrão universal. É por ignorância, portanto, que as pessoas transgridem as leis da cidade e da moralidade.

GIANNOTTI, J. A. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 44, 45.

a. Sócrates instaurou uma proposta diferente para se chegar ao conhecimento. O importante era o indivíduo chegar à conclusão de que era conhecedor de determinado assunto para provar sua sabedoria.
b. Sócrates subverteu a maneira de ensinar, pretendendo trazer a verdade à luz, quer dizer, ele interpelava o indivíduo até fazê-lo chegar à conclusão de sua própria ignorância, caminho este que faria esse indivíduo se questionar a respeito de determinados assuntos.
c. O método socrático pretendia fazer o indivíduo chegar à conclusão de que não era corajoso e de que necessitava de ajuda para chegar ao conhecimento.
d. Sócrates pregava que o indivíduo deveria transgredir as leis da cidade e da moralidade para não ser chamado de ignorante.
e. Segundo o texto, o indivíduo corajoso não deveria confessar que teria agido em estado de ignorância, pois senão não seria corajoso.
POR FAVOR ME AJUDEM

1 Resposta

KimberllyKethley

resposta: Alternativa C

Mais perguntas de Filosofia