Bootstrap

Heráclito e Parmênides são, costumeiramente, apresentados como filósofos cujos pensamentos se opõem:

Heráclito e Parmênides são, costumeiramente, apresentados como filósofos cujos pensamentos se opõem: o primeiro seria o pensador da mudança, da contradição, enquanto o outro seria o precursor da metafísica, na sua defesa da constância, da unicidade e da imobilidade do ser. Contudo, há vários de seus fragmentos que parecem nos trazer o mesmo conteúdo.

Assinale quais dos fragmentos a seguir apresentam, respectivamente, as concepções ontológicas de Heráclito e de Parmênides.

a) "O mesmo é pensar e o pensamento de que o ser é". / "O pensamento é comum a todos".

b) "Desta via de investigação eu te afasto; mas também daquela outra, na qual vagueiam os mortais que nada sabem, cabeças duplas. Pois é a ausência de meios que move, em seu peito, seu espírito errante." / "Homens que não sabem escutar nem falar".

c) " afasta, portanto, o teu pensamento dessa via de investigação, e nem te deixes arrastar a ela pela múltipla experiência do hábito, nem governar pelo olho sem visão, pelo ouvido ensurdecedor ou pela língua;...". / "Maus testemunhos para os homens são os olhos e os ouvidos, se suas almas são bárbaras".

d) "É sábio que os que ouviram, não a mim, mas as minhas palavras reconheçam que todas as coisas são um" / " a diversidade das aparências deve revelar uma presença que merece ser recebida, penetrando tudo totalmente".​

1 Resposta

Letra B

Mais perguntas de Filosofia