Bootstrap

Compreender a classificação das pesquisas é fundamental para a construção de uma metodologia assertiva

Compreender a classificação das pesquisas é fundamental para a construção de uma metodologia assertiva e evitar comprometer a cientificidade do trabalho científico que o pesquisador está desenvolvendo. Com relação à classificação e tipologias de pesquisas, assinale a alternativa CORRETA: A) Quanto ao tipo de abordagem da pesquisa, ela pode ser quantitativa, qualitativa ou mista.
B) Quanto à abrangência de tempo da pesquisa, ela pode ser dialética ou fenomenológica.
C) Quanto aos objetivos da pesquisa, ela pode ser dedutiva ou indutiva.
D) Quanto à linha de raciocínio da investigação, ela pode ser explicativa ou correlacional.

1 Resposta

Tai

Quando se trata de uma pesquisa científica, podemos dizer que existem três abordagens diferentes a se tomar: qualitativa, quantitativa e mista.

A primeira delas é a quantitativa, muito utilizada quando se têm uma amostra grande de dados coletados, que devem ser quantificados. Esses dados são usados para representar uma realidade que diz respeito à uma determinada parcela da população alvo do estudo. Nesse caso, o foco principal é ter dados objetivos, uma característica do Positivismo.

Depois temos a abordagem qualitativa, nesse caso buscam-se aspectos que não podem ser quantificados, como no caso anterior. É muito utilizada em pesquisas antropológicas, sociológicas, psicológicas e educacionais, já que o seu foco principal é compreender e explicar algumas relações sociais e como essa dinâmica funciona atualmente.

Por último, temos a abordagem mista. Alguns autores defendem a possibilidade de que ambas as abordagens anteriores possam trabalhar em conjunto para gerar dados com mais qualidade. Em 1970 haviam muitas pesquisas que usavam dados quantitativos e qualitativos em seus estudos, essa mistura vai tomando apoiadores e a partir dos anos 90, aparecem várias obras de autores que acreditam e, mais do que isso, atestam a qualidade da metodologia de pesquisa mista.

Espero ter ajudado!

Leia mais em:

Mais perguntas de Filosofia