Bootstrap

Turma: Autor: 2º BIM - LP O mesmo assunto em diferentes épocas (3ª série/ Revisão/ aula 1) 01.06.2021.

Aryanemendes

- Enem

Turma: Autor: 2º BIM - LP O mesmo assunto em diferentes épocas (3ª série/ Revisão/ aula 1) 01.06.2021. Habilidade essencial: Construir um conceito de modernidade que explique fenômenos culturais e literários contemporâneos. Habilidades suporte: Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX Leia o texto e responda: Qual das alternativas melhor explica o poema? "Contranarciso", de Paulo Leminsk em mim eu vejo o outro e outro enfim dezenas trens passando vagões cheios de gente centenas o outro que há em mim é você você e você assim como eu estou em você eu estou nele em nós e só quando estamos em nós estamos em paz mesmo que estejamos a sós o poema usa uma linguagem coloquial e uma construção simples para narrar a mescla de identidades e a fusão que estabelecemos com o outro o poema é metalinguístico porque deixa ver as engrenagens que movem a escrita e a consciência do poeta. encontramos neste poema um eu-lírico absolutamente encantado pela sua amada, que encontra no sentimento forças para superar todas as barreiras. Ele se coloca aos pés da amada e diz que promete ser aquilo que ela desejar. Leia o texto e responda: Qual das alternativas melhor explica o poema? Amar você é coisa de minutos... Amar você é coisa de minutos A morte é menos que teu beijo Tão bom ser teu que sou Eu a teus pés derramado Pouco resta do que fui De ti depende ser bom ou ruim Serei o que achares conveniente Serei para ti mais que um cão Uma sombra que te aquece Um deus que não esquece Um servo que não diz não Morto teu pai serei teu irmão Direi os versos que quiseres Esquecerei todas as mulheres Serei tanto e tudo e todos Vais ter nojo de eu ser isso E estarei a teu serviço Enquanto durar meu corpo Enquanto me correr nas veias O rio vermelho que se inflama Ao ver teu rosto feito tocha Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha Sim, eu estarei aqui poema usa uma linguagem coloquial e uma construção simples para narrar a mescla de identidades e a fusão que estabelecemos com o outro o p

1 Resposta

Julliagatinhappank

"Diário de um louco"

Eu me lembro era noite e o sol brilhava no horizonte. Um homem sentado numa pedra de madeira calado dizia: prefiro a morte do que perder a vida.

Enquanto isso em um bosque, sem árvores os pássaros pastavam subitamente, comecei a correr até que percebi que estava parado. Já exausto, senti uma apetitosa falta de fome e fui para casa.. lá chegando entrei pela porta do fundo que ficava na frente onde subi descendo as escadas que iam para meu quarto.

Apressado vesti-me devagar e fui tomar banho em uma água quente que estava na geladeira. E de repente lembrei-me que estava com fome e dirigi-me para o banheiro a fim de jantar rapidamente.. comi o guardanapo e limpei a boca com o bife. Mas continuei pensando que estava com fome, comi então a sobremesa que existia e permanecendo sentado, levantei-me da cadeira e descendo subi a rua que passava na cozinha.

Ao chegar, deitei-me para dormir.

Dormindo tive pressentimento que estava sonhando e adormeci. Sonhei que um homem sentado em pé num canto da parede até filosofava sobre a vida lendo um grosso livro de Geografia que só tinha a capa e dizia: a terra é redonda como um quadrado.. e acabando de ler, o homem, que era mudo, fechou o grosso livro que só tinha capa e disse:

"Sou um pobre sonhador."

À meia noite, o sol raiava no horizonte, um velho com sua linda cabeleira loura, contemplava com os olhos fechados a beleza da natureza, enquanto que um velho mudo calado dizia Os quatro profetas do mundo são três. Moisés e Elias.

Enquanto os pássaros pastavam, as vacas pulavam de galho em galho, à procura de seus aquecidos ninhos.

O mundo é uma bola quadrada que navega num barco sem fundo, sobre ondas de um mar sem água.

E era meia-noite.

Era meia-noite, o sol brilhava no horizonte, os elefantes pulavam de galho em galho e os passarinhos pastavam numa imensa e seca relva. Enquanto isso, atrás de uma ramagem sem folhas, um cego lia um jornal sem letras e de cabeça para baixo, para o surdo ouvir.

E o mudo disse: "É melhor morrer do que perder a vida".

Mais perguntas de Enem